Dicas

Derreter neve é uma verdadeira missão e vai consumir boa parte do seu dia na montanha. Aproveite que, para aclimatar bem, você também deve descansar. Então, ser eficiente é essencial. Recomendo seguir estas dicas:

– Depende da idade da neve, ela pode render de 2.5 a 5 litros de neve por litro de água. Prefira cristais de gelo, estalactites ou a neve mais compacta possível.

– Utilize o saco da própria barraca para coletar gelo ou neve e começar com o processo do derretimento.

– Normalmente a água obtida do derretimento de neve ou gelo tem um gosto “metálico” que pode fazer com que seu corpo a rejeite. Um dos sintomas da altitude no corpo humano é ficar seletivo ou “fresco” com alimentos e água. O melhor jeito de evitar esse gosto é começar o processo de derretimento com um pouco de água.

– Utilize um filtro de café de tecido que esteja limpo e filtre todas as impurezas e poeira que estão presentes na neve. Mesmo que ela esteja aparentemente limpa, é comum o acúmulo de poeira na superfície da neve. Isso aumenta consideravelmente com neve mais velha.

– O ideal é você fazer 2 etapas diferentes. A primeira consiste em obter e filtrar a água, mantendo ela fria. Numa segunda etapa você esquentará a água para cozinhar, fazer chá etc.

maximo_kausch
Uma das reações que normalmente temos em grandes altitudes é perder a sede e o apetite. – Foto: Maximo Kausch

– Durante o derretimento para obtenção de água, ela não deveria exceder a temperatura ambiente, caso contrário, a sua água terá gosto. Além disso você provavelmente vai armazenar esta água em algum recipiente que perderá calorias em algumas horas. Ao não esquentar a água você está economizando combustível, portanto peso.

– Como discutido acima, não é recomendável você ingerir a água obtida de derretimento sozinha. O ideal é você adicionar chá, chimarrão, suco ou qualquer suplemento externo que adicione sais minerais à água.

Importante: Não beba neve amarela! Pode ser xixi.


Escrito por

Maximo Kausch

Maximo Kausch é alpinista, especialista em montanhas de altitude, guia, professor e recordista mundial por ter escalado 83 montanhas com mais de seis mil metros de altitude na região dos Andes. Além de dar cursos de montanhismo e alpinismo, uma de suas grandes missões é desbravar locais ainda inexplorados.