Dicas

Paisagens de inverno são cenas belíssimas, mas necessitam de certos cuidados para que a cena fotografada não saia discrepante da realidade. O que acontece frequentemente é que por a neve ser branca, ela reflete muita luz e “engana” o fotômetro. Logo, a câmera raciocina de forma a permitir a entrada de menos luz fazendo com que a foto fique ligeiramente escura, principalmente quando se utiliza o modo automático.

Existem alguns modos semiautomáticos como o AV que permitem que a câmera faça uma leitura inicial e o operador decida se quer ou não interferir nesta leitura para que o resultado seja diferente do definido pela máquina. Isso se chama compensação de exposição e funciona bem para ambientes muito escuros e também muito claros como a neve. Nos smartphones é fácil tocar a tela e controlar o brilho da foto para que a mesma saia bem próximo da situação real.

Outra dica interessante é fotografar contra a luz. Esta técnica realça as sombras e dá volume as cenas de primeiro plano, além de deixar a imagem menos óbvia, diferente de uma foto padrão. Contraluz significa apontar a câmera para o sol. Para minimizar o brilho intenso, procure obstruir parte dele com um obstáculo, seja uma árvore, a borda de uma montanha, uma pedra etc.

Fotografar contra a luz realça as sombras e dá volume. – Foto: Cristiano Xavier/OneLapse

As baterias são sempre um problema para fotografia de paisagens no inverno, pois o clima frio faz com que o rendimento das mesmas seja inferior. Prepare-se com baterias extras para sua câmera ou um carregador portátil para seu smartphone.