Esportes

Correr já é uma atividade física proporciona bem-estar e uma sensação de felicidade comprovada cientificamente. A liberação de endorfinas e a ativação do hormônio leptina são as explicações fisiológicas para este sentimento. Mas, quando somado a isso nós podemos contar com uma paisagem natural exuberante, esta alegria alcança níveis incalculáveis, os corredores de montanha que o digam.

Muitos atletas costumas planejar suas férias baseados em provas que desejam correr, seja dentro do próprio país ou no exterior. A lista de desejos passa pelos mais diversos estilos, paisagens e níveis de dificuldade, mas algumas maratonas são tão impressionantes que rondam os sonhos de quase todo corredor que tem o desejo por aventuras correndo nas veias.

Nós separamos 10 maratonas que todo corredor de montanha sonha em correr.

Obs: Já adiantamos que continuar essa leitura pode ser perigoso, já que é impossível não ficar fascinado por elas! 😉

  1. Maratona do Everest

Não tem como se impressionar com a corrida na montanha mais alta do mundo. Mas, essa prova não é para qualquer um. Além de ter que lidar com a neve e o vento, é preciso superar todas as dificuldades que a altitude traz, principalmente o ar rarefeito, já que a corrida começa a 5.364 metros de altitude e desce 2 mil metros até o ponto de chegada.

Distâncias: 21km, 42km e 60km.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Clique aqui para saber mais.

  1. Maratona da Grande Muralha

Apesar de ter partes do trajeto que passam por trilhas e pequenas ruas de terra, o grande desafio desta corrida são mesmo os 3.700 degraus que os corredores precisam subir e descer para atravessar a Grande Muralha da China. Mesmo com a dificuldade, poder correr em um dos patrimônios arquitetônicos e culturais mais importantes e antigos do mundo é uma sensação indescritível.

Distâncias: 8,5km, 21km e 42km.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Clique aqui para saber mais.

  1. Maratona Rapa Nui

Rapa Nui é o nome dado ao povo nativo da Ilha de Páscoa. O destino, no meio do Oceano Pacífico, atrai corredores em busca de uma experiência mais misteriosa. O percurso passa pelas famosas estátuas moais e por belas praias.

Distâncias: 10km, 21km e 42km

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Clique aqui para saber mais.

  1. The Big Five Marathon

Esta maratona, que acontece na África do Sul, é um verdadeiro Safari à pé. Os participantes correm dentro da reserva de Entabeni, onde é possível avistar leões, leopardos, búfalos, rinocerontes e elefantes, entre outros animais. Para garantir a segurança, os corredores são acompanhados por guardas locais ao longo de todo o percurso.

Distâncias: 21km e 42km

Foto: Reprodeção/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Clique aqui para saber mais.

  1. Barkley Marathon

Esta prova já inspirou filmes, livros e documentários. A Barkley Marathon está entre as corrida mais difíceis do mundo e é justamente este fato que a torna tão desejada. A prova tem 160 km, desníveis que somam 18 mil metros e o pior: os participantes precisam finalizar a corrida em até 60h contando apenas com a ajuda de uma bússola e um mapa. Não é à toa que, em 30 anos de história, apenas 14 pessoas conseguiram completa-la.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
  1. Maratona do Sol da Meia-Noite

Parece estranho, mas esta prova acontece sob o sol, mesmo que o horário de previsto para o fim da prova seja à meia-noite. O fenômeno que acontece durante o verão do extremo hemisfério norte é uma oportunidade inigualável de ter uma experiência única. A corrida acontece na Noruega e mesmo em condições tão peculiares e com algumas montanhas ainda cobertas por neve, a temperatura durante a prova são agradáveis 15ºC.

Distâncias: 4,2km, 10km, 21km e 42km.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Clique aqui para saber mais.

  1. Spartathlon

Esta prova de altíssimo nível permite que corredores revivam os históricos 246km que separar Atenas e Esparta, na Grécia, e foram percorridos por Fidípedes, no ano de 490 a.C, evento que originou o conceito de “maratona”.  A longa distância e as inúmeras subidas, no entanto, exigem um enorme preparo físico e mental.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Clique aqui para saber mais.

  1. Maratona de Kauai

Esta prova que acontece no Havaí é de uma beleza e diversidade únicos. A largada acontece antes mesmo do dia clarear, assim, os corredores podem apreciar um maravilhoso nascer do sol durante a corrida. Além disso, o percurso passa por praias, áreas de florestas e até mesmo vulcões.

Distâncias: 21km e 42km

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Clique aqui para saber mais

  1. Maratona da Antártica

Poucos corredores se arriscam nesta prova, mas quem tem a oportunidade de viver esta experiência nunca mais a esquece. Os desafios são muitos e enormes. A começar pela temperatura, cuja sensação térmica gira em torno dos -50ºC, depois os corredores precisam lidar com ventos de até 200 km/h, somado ao reflexo impetuoso do sol, que se desprezado, pode até cegar. Correr nesta imensidão de gelo é realmente uma prova que testa todos os limites de um atleta.

Distâncias: 21km, 42mk e 100km

Foto: Marcelo Alves/Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Alves/Arquivo Pessoal

Clique aqui para saber mais

  1. Jungle Marathon

Se a Barkeley Marathon assustou, a Jugle Marathon não fica muito atrás. Esta é uma verdadeira corrida pela sobrevivência, no coração da Floresta Amazônica. A prova é considerada uma das mais difíceis do mundo e os atletas que optam por este desafio têm que superar pântanos, travessias, calor, muita umidade e a preocupação constante com os animais que vivem na floresta.

Distâncias: 42km, 127km e 254km.

junglemarathon

Clique aqui para saber mais.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.