Esportes

Praticar esportes proporciona diversos benefícios às crianças. Além da atividade física, diversos conceitos aplicados através de diferentes modalidades são aprendidos na infância e ficam para o resto da vida. Alguns pais com menos familiaridade na escalada podem achar o esporte perigoso, mas a verdade é que desde os 3 anos de idade é possível começar a escalar com total segurança.

Para dar um incentivo extra, nós separamos uma lista com 7 motivos para as colocar as crianças na escalada.

1 – Ensina a resolver problemas e a tomar decisões

Todas as vias são constantes quebra-cabeças. Os movimentos exigem decisões sobre a melhor opção de caminho e como alcançar a próxima agarra. Isso acontece o tempo todo, fazendo com que as crianças se deparem com situações em que é necessário resolver problemas e fazer escolhas por elas mesmas. Essa prática leva lições do esporte para diversas situações da vida em que é necessário reagir rapidamente e lidar com as consequências de suas próprias escolhas.

2 – Promove a adaptação e a coragem

Para se dar bem na escalada é preciso lutar constantemente contra o medo e nunca ficar parado na zona de conforto. Estar aberto a essas mudanças e ter coragem para enfrentar os desafios é mais um fator aplicável às mais diversas situações da vida. Uma pessoa que quer ser bem-sucedida em qualquer área precisa encarar tudo o que vier pela frente. Se começar a fazer isso desde criança, melhor ainda!

3 – Ajuda a fazer escolhas de vida mais saudáveis

Dificilmente você verá um escalador obeso ou alguém fumando em uma parede de escalada. Para escalar é preciso trabalhar a flexibilidade, a agilidade, a força e a resistência. Quando se está acima do peso todos os desafios do esporte ficam ainda mais difíceis e os atletas, consequentemente, mais limitados. Por isso, é muito comum que os escaladores tenham também outas atividades esportivas para manter o condicionamento. Assim, gastam muita energia e, para dar conta do recado, tendem a optar por alimentos com melhor teor nutricional e mais saudáveis.

4 – É um esporte seguro

Apesar de ser considerada um esporte extremo, a escalada é bastante segura, principalmente para os iniciantes. Normalmente os atletas costumam começar a escalar em ginásios, ou seja, em ambientes totalmente controlados. Apenas depois de aprender técnicas esportivas e de segurança é que partem para a escalada em rocha. Quando esse momento chega, os praticantes já estão familiarizados com os equipamentos e, desde que sigam as instruções à risca, podem escalar até os maiores picos de forma totalmente segura.

5 – Treina o foco e a disciplina

Todo escalador sabe que sem foco ou disciplina é impossível chegar ao cume. E, como é difícil ensinar isso às crianças, né? Portanto, escalar é um jeito lúdico e prático para desenvolver essas habilidades. Quando se está no meio da via não dá para ficar prestando atenção do que está acontecendo ao seu redor e nem sempre a via será conquistada da primeira vez. É preciso treinar muito, decorar a via e se esforçar para ir cada vez mais alto.

As crianças, naturalmente, amam escalar. – Foto: Crux.Eco/Facebook

6 – Proporciona uma boa dose de humildade

Na escalada você cai, levanta, começa outra vez, cai de novo e assim a vida segue até que você chegue ao topo ou não. Em todos os momentos o escalador se depara com situações que mostram que existem muitos fatores maiores do que ele mesmo. As crianças aprendem que o poder da natureza é enorme e que se eles acharem que são bons o suficiente para dominá-la, certamente vão falhar. Estar em posições que fogem ao controle ensinam muito sobre humildade e saber reconhecer a importância do outro. Isso, sem contar o fato de que para escalar é quase sempre necessário tem um companheiro e muitas vezes a sua vida estará, literalmente, nas mãos dele. Então, ser humilde para aprender, agradecer e cooperar com o outro é essencial. Colocar isso em prática desde criança é a receita para criar adultos mais humanos.

7 – É divertido

As crianças, naturalmente, amam escalar. Desde pequenos eles querem subir em móveis, paredes, brinquedos, muros. Se esse interesse for canalizado para um esporte, é possível ter todos os benefícios que nós já falamos, desenvolver diversas habilidades e ainda se divertir no meio do caminho. Ver uma criança alcançar o topo da via, seja na parede ou na rocha, é algo muito prazeroso, porque a alegria deles em conquistar um objetivo e poder ver o mundo lá de cima é totalmente contagiante.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.