Esportes

Quem disse que snowboard e praia não combinam?

Brasileiro é conhecido mundialmente por sempre conseguir “dar um jeitinho” em tudo. Para nós, não existe problema sem solução! Foi em uma situação dessas que o Sandboard ficou famoso por aqui. O esporte, que é praticado em dunas de areia, surgiu como uma alternativa para os dias em que o mar não estava bom para o Surf, mas também como uma opção para quem quer sentir a emoção de descer a “montanha”, mas não tem neve.

Nós recebemos esta sugestão de esporte do Clenilson Silva, um dos atletas da modalidade e nosso seguidor no Facebook, e resolvemos ir procurar um pouco mais de informações sobre o Sandboard, uma versão totalmente tropical para o nosso querido Snowboard.

O Sandboard, com suas diferentes categorias, lembra diversos outros esportes. A prancha oficial, por exemplo, é muito semelhante à do Snowboard, assim como a técnica da descida da duna, que é muito parecida com o ato de descer na neve. Além disso, três categorias do Sandboard são praticamente iguais às do Snowboard.

Foto: Clenilson Silva/Arquivo Pessoal
Foto: Clenilson Silva/Arquivo Pessoal

A BigAir, por exemplo, é uma modalidade em que os atletas descem as dunas até uma rampa para realizar saltos com manobras. Já a categoria Boardercross é uma corrida em que quatro atletas disputam em um percurso com obstáculos com rampas e curvas. A última modalidade praticamente igual à do Snowboard é o Slalom, em que os praticantes descem a duna em velocidade, seguindo um percurso com bandeirinhas que precisam ser contornadas. O Sandboard ainda tem uma quarta modalidade, mas essa é muito semelhante ao skate street, em que o percurso conta com rampas e até corrimões.

Foto: Clenilson Silva/Arquivo Pessoal
Foto: Clenilson Silva/Arquivo Pessoal

No Brasil, este esporte começou a ser praticado e a ficar famoso nas praias de Florianópolis. Com o tempo, se espalhou por outros estados e hoje está concentrado, principalmente, no nordeste, com destaque para o Ceará, onde estão alguns dos principais atletas brasileiros estão.