Eventos

Com o expertise de 8 anos de realização de filmes de montanha no México, o Freeman Film Festival desemberca no Brasil. Exibindo as principais produções de documentários de cultura de montanha em cinemas de rua, o festival tem o claro objetivo de preencher uma lacuna existente na cidade de São Paulo.

Na sua estréia no Brasil,  Freeman Film Festival apresenta o mais premiado filme da temporada 2017/2018 “Dirtbag – A lenda de Fred Beckey” junto com três produções brasileiras. O evento está marcado para acontecer no dia 27 de setembro às 20h, no Cinesala (Rua Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros, São Paulo – SP). Procurando apostar em um espírito mais saudosista dos cinemas de rua, o festival não terá lugares marcados, nem área VIP. Quem garantir os ingressos e chegar antecipadamente pode escolher o melhor lugar para sentar.

Desde o início da venda dos ingressos (que podem ser adquiridos aqui) a procura tem sido grande. Segundo os organizadores, 3/4 dos ingressos já foram vendidos. Os organizadores também anunciaram que possuem uma supresa a todos, que é o anúncio de um outro filme, aguardado com muita expectativa pela comunidade de montanhismo. O filme, segundo os organizadores, está estreando mundialmente e será exibido em duas cidades do Brasil.

Mulheres são montanhas é um filme brasileiro, dirigido por Renata Calmon. – Foto: Reprodução.

Programação:

“Dirtbag – A história de Fred Beckey”: Documentário sobre lendário escalador americano Fred Beckey, que dedicou toda a sua vida ao esporte, abdicando de todo conforto e convenções da sociedade. O filme foi amplamente premiado, tanto por juri quanto por público, em todos os festivais que participou: Banff Mountain Festival, Kendal Mountain Film, EXO, NAFF, Bansko Mountain Film, Bilbao Mendi Film Festival, entre muitos outros. A produção é a mais aguardada pela comunidade outdoor para o ano de 2018.

“Uma aventura como ela é”: As influências dos esportes e das atividades na natureza na vida de um jovem casal de brasileiros. Recém casados, seguem para a França na lua de mel, mas nada de ir para Paris. A road trip é regada a desafios e o cenário é o centro-sul da França.,

Um filme de aventura de Sua Casa é o Mundo,
Editado e dirigido por Edinho Ramon
Produzido por Bia Carvalho
Com imagens de ambos e de Gustavo Ferragut e Thais Cavichioli
Trilha Original de Vitor Budoia e contrabaixo de Dudu Dias

“Bonete – A conquista Brasileira”: Documentário sobre expedição brasileira que pela primeira vez conquistou o cume do Bonete Chico (6.759 m -La Rioja, Argentina), é a quarta mais alta do continente americano, depois do Aconcágua, Ojos del Salado e Monte Pissis. Foi a a última das 10 montanhas mais altas dos Andes a ser escalada.

Isolamento e as dificuldades impostas pelo clima da Puna do Atamaca, fizeram que o Bonete Chico fosse conquistado somente no ano de 1971 por uma expedição argentina.Mais do que um filme, é um documento histórico sobre o montanhismo brasileiro.

Um filme de: Paula Kapp

“Mulheres são Montanhas”:  é um curta documental que retrata o cotidiano das escaladoras Mônica Filipini e Danielle Pinto. É uma janela para a vida delas na pacata cidade de São bento do Sapucaí, no interior de São Paulo, lidando com a maternidade, as atividades domésticas, e, curtindo a grande paixão delas: as montanhas. Com lirismo, esse filme dá visibilidade à escalada tradicional feminina brasileira (um esporte tradicionalmente masculino no país), e investiga as motivações dessas duas mulheres a se arriscarem escalando montanhas.

Um filme de Renata Calmon

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.