Inspiração

Quem tem a oportunidade de conviver com crianças sabe que eles são como espelhos dos adultos. Eles repetem as palavras, os jeitos e, principalmente, os hábitos que veem em casa. Por isso, é tão importante ter cuidado com o que fazer, falar e incentivar. Se tem algo que vale muito à pena, é cultivar nos pequenos os hábitos saudáveis proporcionados pelos esportes e pela natureza.

A Adriana Bernardin percebeu isso na pele. Ela e o marido são ciclistas e viram o amor pelas bikes ser replicado pela filha Dani, no auge de seus 9 anos de idade.

Confira a história dessa família:

A Dani tem 9 anos e sempre teve bicicleta. Aos 7 resolveu tirar as rodinhas com a ajuda do pai no Parque Villa Lobos.  A bike sempre foi uma paixão da Dani porque ver a mãe e o pai pedalando, despertou a curiosidade desde cedo e ela queria fazer parte da “equipe”.

Sou casada com Renato, um apaixonado por esportes também.  Sempre acompanhei o marido nas aventuras. Só em 2015, já com os filhos um pouquinho maiores, decidi arriscar e encarar o desafio. Hoje eu treino de três a quatro vezes por semana e aos sábados, das 5h às 7h da manhã. No domingo treino em estradas de 80 a 100km, ou seja, me apaixonei pela bike.

Bike com crianças: Os preparativos

Uma dica importante é pedalar em lugar seguro até ter firmeza e domínio.  Outras dicas são:

– Não pedalar perto de ruas movimentadas. De preferência no parque ou condomínio.

– Ter o equipamento de segurança básico.

– Usar roupas apropriadas que não prendam na bike, nem deixem a criança transpirar demais.

– Levar sempre água fresca e um boné.

A Dani fez um curso de bike com a Race dentro da USP. O curso é aos sábados. São 50 minutos de treino e é totalmente recreativo. Voltado para crianças iniciantes que querem aprender a andar de bike, tirar as rodinhas, estar com amigos e famílias e se inspirar vendo os adolescentes e adultos pedalando.

bike_familia
Dani via os pais pedalando e também se interessou pela bicicleta. – Foto: Arquivo Pessoal

Ao ar livre

Um passeio legal para fazer com os filhos é andar nas ciclovias. A paisagem muda e as paradinhas nas padarias, bancas de jornal e sorveterias são sempre uma motivação adicional para continuar. 

É um programa para a manhã toda, um ótimo programa em família. Já fomos do Parque Villa Lobos até o Parque do Ibirapuera. É muito gostoso.

Motivação é preciso

A minha filha pedalou bastante até que um dia cansou um pouco e encostou a bicicleta. Mudamos de apartamento e, com isso, surgiram novas amigas no condomínio.

Uma das amiguinhas, por referência dos pais que também praticam Speed, como eu e meu marido, conseguiu andar de bike sem as rodinhas e ficou muito feliz.  Com isso, todas as meninas do grupo se animaram e voltaram a andar de bike juntas.

A vontade de pedalar voltou.  Ou seja, o grupo é uma motivação.

bike_familia2
A família costuma fazer passeios pelas ciclovias de São Paulo. – Foto: Arquivo Pessoal

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.