Inspiração

O Everest é a montanha dos sonhos de escaladores no mundo inteiro. O monte não é icônico apenas por ser o mais alto do mundo. Toda a mística, as dificuldades, a cultura, a religião e as comunidades que vivem na região do Himalaia tornam as expedições ao Everest ainda mais especiais. Mas, a verdade é que seria praticamente impossível chegar ao topo do mundo se não fossem pelos Sherpas.

Os Sherpas são parte de uma etnia local de origem tibetana. Eles vivem no Tibet, Nepal e Índia e são escaladores extremamente habilidosos, fortes e com características genéticas especiais que os tornam muito mais resistentes aos efeitos da altitude, que, afinal, é o grande vilão de qualquer missão ao cume do Everest.

Karina_pembaSherpa
Karina Oliani e Pemba Sherpa no cume do Everest. – Foto: Arquivo Pessoal/Karina Oliani

Antes que os clientes de agências de turismo comecem suas expedições no Everest, são os Sherpas que fazem todo o preparo. Anualmente, antes que a largada para a temporada de escalada seja aberta, os Sherpas colocam suas vidas constantemente em risco para instalarem as cordas, prepararem rotas, carregarem equipamentos, realizarem missões de resgate e o que mais for necessário para garantir que aventureiros e atletas tenham mais chances e mais segurança ao tentarem alcançar o topo do mundo.

Apesar de terem tanta importância e serem verdadeiros super-heróis das montanhas, eles ainda vivem com pouco dinheiro e estrutura. Por não terem muito acesso à educação, a maior parte dos Sherpas tem a escalada como única fonte de renda e se veem praticamente obrigados a seguirem carreira na montanha, pois essa é uma das únicas maneiras de conseguir dinheiro suficiente para a sobrevivência de toda a família.

Os Sherpas são realmente especiais. Se você quer entender um pouco mais o que os Sherpas fazem e como vivem, assistam aos vídeos abaixo. Eles são curtinhos e muito interessantes!


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.