Notícias

Na última quarta-feira (6), Alex Honnold incluiu mais um recorde à sua lista de feitos inacreditáveis. Acompanhado do escalador Tommy Caldwell, ele bateu o recorde de escalada em velocidade na via Nose, no El Capitan, Califórnia. Alex subiu os 915 metros em apenas 1:58:07.

Para se ter noção da magnitude do feito, esta é uma via que costuma ser feita por escaladores amadores em um período de três a cinco dias. No decorrer das últimas décadas diversos escaladores profissionais tentaram subir a Nose em velocidade. O primeiro registro de uma ascensão feita em menos de 24 horas data de 1975, com o time de escaladores norte-americanos Jim Bridwell, John Long e Billy Westbay.

Foi apenas nos anos 2000 que a via começou a atrair mais atletas interessados em subir cada vez mais rápido. A ascensão de Dean Potter em menos de quatro horas, em 2001, foi o ponto de virada. Depois disso outros escaladores ficaram praticamente obcecados pela via e pela velocidade e aos poucos novos recordes foram surgindo.

Alex Honnold deteve o recorde em 2012, com uma ascensão feita em 2:23:46. Em entrevista à National Geographic ele falou que desde então, sempre ficou com a ideia fixa na cabeça de que seria possível repetir o feito com um tempo ainda melhor, abaixo das 2 horas, algo que até então, ninguém havia conseguido.

alex_honnold
Alex Honnold tem um novo recorde em seu vasto currículo.

Alex e Tommy Caldwell já se conhecem há muito tempo e já tiveram experiências incríveis escalando juntos. Mas, para alcançar este recorde, os dois começaram a treinar juntos em maio deste ano e esperaram pelas condições climáticas perfeitas. No dia 6 de junho tudo conspirou a favor e ele finalizou a subida em 1:58:07. Ao ser indagado sobre o tempo, ele disse que a tentativa não foi perfeita, mas foi o suficiente para chegar ao objetivo. Alex ainda acredita que seja possível melhorar este tempo. “Eu acho, honestamente, que o limite do potencial humano para esta rota é, por volta, de uma hora e meia”, opinou o atleta.

Será que teremos um novo recorde por aí?

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.