Notícias

Pelas palavras do próprio, afinal, nada mais justo e transparente, vindo deste guerreiro.

“Atleta: Carlos Magno Cruz [Ultra Trail Runner The North Face Brasil]

Relato Xterra Mangaratiba RJ – Endurance 80k The North Face

No último final de semana, estive presente em mais um mega desafio de Trail Run, o Xterra Mangaratiba RJ – Endurance 80k The North Face.

Na véspera da prova, sexta-feira dia 08/08/14 sai do centro do Rio de Janeiro por volta das 17:00hs, devido uma semana intensa de trabalho. Mas sabia que iria me divertir muito nesse evento. Foram quase 06hs de viagem devido o enorme engarrafamento de sexta-feira sentido a baixa, onde teria que passar. Vim pelo caminho falando com meu amigo Marcio Souza para ver se ele poderia pegar meu kit e assim eu poder ir direto para o hotel descansar, mas infelizmente não foi liberado pela organização devido a exigência dos itens obrigatório, faz parte e está correto. Solicitei a ele que avisa se aos organizadores que não chegaria a tempo para pegar meu kit, se poderia liberar no dia seguinte, ele me confirmou que me seria entregue bem cedo antes da largada. Então mais uma questões acordar mais cedo do que o planejado para pegar o kit. Cheguei ao hotel que ficava a uns 13kms da largada e fui direto dormir por volta das 0hs.

Dia da prova, acordei as 05:30 já com aquela surpresa, muita chuva..pensei “ vai ser pior do que imaginávamos”, aquele banho para despertar, me arrumei  e por sorte o café do hotel já estava pronto, tomei meu café normal, copão de café preto e pão com queijo e manteiga , somente, hora de partir por volta das 06:00 fui para o ponte de largada e pegar meu kit. Ao chegar ao local, mão no bolso, 20reais para entrar de carro no Hotel Porto Belo, brincadeira!!!! Mas blz, paguei e entrei, fui logo uns dos primeiros a chegar, estacionei o carro e fui pegar meu numero e chip. Após a retirada do kit, voltei para o carro e encontro meu amigo e Cristian Pereira que iria competir no triathlon, umas rápidas brincadeiras e como caia muita chuva, entrei  no meu carro e comecei e me preparar, já por volta das 07:10, voltando apenas 20minuots para largada.  Depois de tudo prontinho, resolvi fazer um vídeo de bom dia a todos. Fiz e Postei  na minha pagina do facebook e deixei carregando e partir para largada. Quando saio do carro e pego o numero para por na camisa, cadê o alfinete?? Putzzz, fui correndo para largada e avisei a organização que estava sem. Eles me mandara entrar na área da largada e alguém iria trazer para mim. Quando comecei a colocar o numero, a largada aconteceu as 07:30min em ponto com muita chuva, coloquei meu corta vento para aquecer mais rápido o corpo…fui caminhado e colocando o numero, nas fotos da largada pode me ver por ultimo, para mim já á começou o desafio..rsrrrs.

Saímos rumo ao resort Porto belo, um ritmo muito tranquilo e a chuva não paravam de cair, mas um atleta foi logo para frente e impôs um ritmo mais forte. Sabia que aquele não era o ritmo ideal para essa prova, então mantive atrás junto de outro atleta com o ritmo mais correto.  Por volta do km10, aumentei o ritmo para pegar mais confiança, pois estava um pouco travado devido meu problema em MANAUS com minha queda na trilha, ali percebi que estava bem e não teria nenhum problema muscular e de cabeça. Resolvi ir um pouco para frente e assumi a liderança, assim mantive, ate que chegamos a um dos pontos mais duro da prova, a subida do óleo duto, que seria a travessia do Porto belo para Serra do Piloto…sempre com um  atleta na minha cola!

Após percorrer essa travessia de 4km, comecei a subir a serra do Piloto, já no lado de Mangaratiba. Seria um pequeno trecho de asfalto, mais em ultima hora a organização cortou o trecho das cachoeiras por medida de segurança dos atletas, pois devido a chuva elas estavam com muita queda d’água, mas essa informação eu não tinha e como estava na liderança, ao chegar no ponto de acesso a trilhas parei e fiquei na duvida, por alguns minutos até que o batedor chegou em mim e me avisou, que o trecho tinha mudado e não era ali. Voltei a correr subindo a serra do piloto, então a organização chegou a mim e me avisou ” esse trecho foi alterado por segurança, agora vcs tem que subir todo asfalta até uma fazenda no final e voltar” então veio a pior parte, correr sobre o asfalto por horas, ai pensei comigo “ tudo está bem complicado, mas vamos que vamos Magno” subimos uns 10km de asfalto e depois uns 04km de estrada, até que fui ultrapassado pelo atleta que vinha atrás, até que chegamos a tal fazenda km 39 aproximadamente, lá tinha um posto de abastecimento e controle, abasteci e voltei…agora seria descer tudo de volta..mais asfalto.

Quando cheguei ao meio da serra do piloto, entramos na trilha e como a chuva não parava, estava bem complicada, muita lama… Esse ponto era o km50, um trecho que tem uma estrada de pedras…. Onde teria que correr bem devagar e com muita cautela, pois era na verdade pedra sabão. Após passar esse ponto, um pequeno rio para se lavar da lama e limpar o tênis, pois pesava com muita lama. Segui em frente em segundo lugar e o líder da prova já avia sumido do meu visual, mas eu estava feliz… Pois me sentia bem e sabia que estava a caminho de um ótimo tempo de prova. Então cheguei ao ponto de travessia do oleoduto de volta ao resort Porto Belo, esse ponto era de castigar qualquer um, quando terminei essa subida e cheguei ao outro lado, fui orientado pelo staf a virar a direita e seguir em frente, assim fiz, após passar uma porteira com as fitas demarcadas, segui 1km a frente e dois batedores de moto vieram a mim e me mandaram voltar, pois alegaram que eu estava no caminho errado,seria para o outro lado, assim fiz, voltei e segui o caminho que eles me mandaram…até que estranhei, e perguntei…”cara tem certeza que esse é o caminho, ele me disse sim, já falei pelo radio, ai eu mandei ele confirmar…quando o diretor técnico da prova falavam com ele que eu deveria manter a direita após a descida do oleoduto, eu logo falei…putz cara eu estava certo, você  me trouxe para o lugar errado. Ai pedir o radio a ele e eu mesmo falei com o Diretor técnico e ele me informar que eu estava certo. Voltei tudo de novo e fui para o caminho que eu estava…o correto, foram uns 10minutos correndo errado! Mas nada me abalava, pois minha alegria era muito maior, estar correndo e me sentindo muito bem, isso me da uma alegria muito maior que qualquer posição .

Quando passei a placa de 60km, olhei meu relógio e falei comigo mesmo, agora mais 01h50min de corrida e pronto. Meu foco agora seria corre abaixo de 08hs, mantive um ritmo confortável e segui rumo a chegada, por volta do km70, cruzo com os atletas dos 50k e todos passam me aplaudindo e apoiando…isso faz a diferença, faltando 10km para chegada. Segui mais forte e concentrado para cruzar a linha de chegada abaixo das 08hs. Mas após faltar 04km, olhei o relógio e vi que não seria possível, mas continuei tentando…a 1m da chegada acelerei o Maximo que podia naquele momento. Quando cheguei  ao corredor no pórtico, todos estavam na área de premiação, pois acontecia a premiação do triathlon, até que o locutor anuncio minha chegada e todos começaram a correr para me ver, não resisti e parei e esperei a chegada deles para me ver chegando e cumprimentei a todos com um gesto de curvar o tronco. Foi demais!!! AI SIM, CRUZEI ALINHA DE CHEGADA MUITO FELIZ DA VIDA!!!

Foram longos 80km de puro desafio e dificuldades, mas tudo na minha vida vale apena e esse momento foi mais um momento que vou guardar para sempre!!!

Muito obrigado ao meu patrocinador The North face Brasil, meus apoiadores Lunetterie Sportif, Telex Soluções Auditivas, Kenko Fisio, Cicle Itaipu, meu treinador Rodrigo Ferreira – RF e a todos meus amigos que sempre me apoiam com palavras de incentivos!! Sou muito feliz por vocês estarem comigo.

Esse resultado é nosso!

VICE-CAMPEÃO XTERRA MANGARATIBA RJ -ENDURANCE 80K -THE NORTH FACE

08H 06MIN.

NEVER STOP EXPLORING!!!”

thenorthface.com.br