Notícias

Finalizar uma via, independente da dificuldade, é motivo de alegria para qualquer escalador. Mas, encadenar a via “Excusómetro”, em Segovia (Espanha) teve um gosto ainda mais especial para Iván Germán. O escalador, que teve uma das pernas amputadas aos 23 anos em consequência de um acidente automobilístico, entrou para o seleto grupo de paratletas de escalada que já completaram uma via de dificuldade 8bFr – 10bBr.

O feito aconteceu no final de junho e foi o resultado de um longo período de treinamentos visando especificamente esta via. Em entrevista ao jornal local “El Confidencial”, o atleta ressaltou que a conquista foi um feito de toda a comunidade de atletas da paraescalada e não apenas uma vitória pessoal.

Em entrevista ao jornal, Andrea Cartas, responsável pela equipe técnica de Escalada Esportiva da Federação Madrilenha e treinadora de Iván, explicou que pouquíssimos escaladores conseguem atingir o mesmo feito do espanhol. “Menos de 2% dos escaladores sem limitações físicas conseguem fazer uma via 8a, depois disso ainda vêm a 8a+ e só então a 8b”.

ivangerman
O escalador Iván Gérman teve uma das pernas amputadas aos 23 anos, após um acidente de carro. – Foto: Reprodução

A treinadora ainda explicou que, devido à limitação e pelo fato de só ter uma das pernas, Iván não trabalhava muito a parte inferior do corpo durante as escaladas, sobrecarregando os braços e dedos. Mas, com um trabalho mais cuidadoso, Andrea inclui no programa de treinamentos exercícios específicos para fortalecimento inferior e trabalhos técnicos para que ele usasse melhor a perna na hora de escalar.

O trabalho deu tão certo, que Iván levou 25 minutos para superar os 24 metros de uma via extremamente técnica e difícil.

Conheça um pouco mais desse atleta incrível no vídeo abaixo:

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.