Notícias

minutosantesdechegarnoc.jpg

E lá segue nossa guerreira Karina, em busca do cume do Everest.

Ninguém melhor do que a própria para nos relatar e, assim sendo, segue:

Report 16 – 2º ciclo de aclimatização no Everest

Dia 01 de maio iniciamos nosso 2º ciclo de escalada com o objetivo de alcançar o acampamento 3 (C3) do Everest, na Lhotse Face, a pouco mais de 7000m.

aparededamontanhalhotse.jpg

obeloedesaiadorcomecoda.jpg

Acordamos às 2:30h, saímos do acampamento base as 3:15h e fomos direto pro acampamento 2 a 6400m já que estávamos aclimatados para essa altitude do nosso 1ºciclo. Foi um dia longo mas muito bonito… Não importa quantas vezes eu já tiver passado por esse lugar, a beleza e a intensidade da natureza por aqui me faz ficar de boca aberta!

karinaepembanakhumbuice.jpg

gretasnofinaldakhumbuic.jpg

atravessandoumaretanaic.jpg

O motivo de começarmos a escalar de madrugada é simples: segurança! Os enormes blocos de gelo e as gretas desse lugar que está em constante movimento (é uma geleira!) tendem a colapsar com o calor do dia.

Ver o sol nascer desse lugar e iluminar o cume do Pumori é um privilégio e faz com que todo frio intenso da madrugada seja ignorado.

solnascendoeiluminandop.jpg

anexosemttulo00160.jpg

Chegamos no C2 a tempo do almoço e no dia seguinte organizamos todos os equipamentos para subir pro C3. Mas o vento foi só aumentando e chegou ao ponto de quase derrubar nossa barraca principal por 3x. Sherpas, Scott e eu tivemos que usar toda nossa força e nossas mãos para manter a barraca em pé e a noite o vento só aumentou ainda mais.

Ao acordarmos o Pemba decidiu que não era seguro subirmos para dormir no C3 com ventos tão fortes mas eu insisti que precisávamos pelo menos chegar lá para que nossa aclimatização se completasse.

Aqui sempre é a montanha que dita as regras! Então esperamos até às 11h e os ventos deram uma trégua. Conversamos e decidimos então que iriamos até o C3 e voltaríamos no mesmo dia. Equipamos-nos e por volta das 12h começamos escalar.

A Lhotse Face e uma parede tão incrível quanto íngreme que castiga as pernas até dos sherpas mais fortes. E apesar de estar tossindo muito e aparentemente com um pouquinho de líquido nos pulmões pela altitude extrema me senti bem e fomos do C2 ao C3 em apenas 4h.

Chegamos ao C3 e atingimos nosso objetivo de ultrapassar a barreira dos 7000m!

(Karina quebra seu recorde neste momento – a maior altitude de montanha que havia atingido era Aconcágua com 6900 metros)

anexosemttulo00157.jpg

anexosemttulo00154.jpg

karinachecacompembaasan.jpg

anexosemttulo00151.jpg

Mas no meio da parede notei que as ancoragens (das cordas fixas) por aqui não são feitas da maneira mais segura e como deveriam para aguentar tantos escaladores… Nesse dia, pelos ventos fortes nenhuma equipe decidiu escalar e tivemos a parede só pra gente! Mas isso é preocupante porque quando tem muita gente na Lhotse Face, quem garante que essas ancoragens vão suportar tanto peso?!

ancoragensquetemquesupo.jpg

Enfim, estamos aqui e desde o início, sabia que essa expedição envolve um grande grau de perigo, mas dentro do que e possível é sempre inteligente fazer tudo para minimizá-lo! Mas parece que nada nessa vida que realmente vale a pena vem sem corrermos certo risco ou sem nos esforçarmos muito e fazer por merecer para conseguirmos chegar lá…


adescidadaparedeaposter.jpg

anexosemttulo00145.jpg

Texto e imagens por Karina Oliani

E para acompanhar mais de perto como e em que lugar Karina está com sua equipe, acessem este super espaço “online” feito pelo Portal Extremos:
http://www.extremos.com.br/online/2013/everest/

Força karina e Never Stop Exploring!

www.thenorthface.com.br