Notícias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na última segunda-feira (4), planos de reduzir drasticamente duas áreas de preservação ambiental muito importantes a Bears Ears e o Monumento Nacional Grand Staircase Escalante, ambos em Utah. A decisão gerou revolta e mobilização por todo o país e muitas organizações ambientais e marcas ligadas ao universo outdoor participaram de manifestações e estão usando sua influência para contestar a medida e arrecadar fundos para promover a preservação de ambos os parques.

De acordo com a imprensa local, o Grand Staircase-Escalante foi reduzido pela metade e a situação do Bear’s Ears foi ainda pior, já que a reserva teve a sua área diminuída de 1.35 milhões de acres para apenas 220 mil. Isso, no entanto, não significa que a terra que deixou de ser reserva nacional será totalmente desmatada. Mas, não estando sob controle do governo nacional, elas ficam expostas às legislações locais e aos interesses privados. Esta é justamente a maior preocupação dos ativistas.

Valley of the Gods -  Foto: John Fowler/Flickr - Creative Coomons
Valley of the Gods –
Foto: John Fowler/Flickr – Creative Commons

De acordo com a organização norte-americana Protect Our Public Land, quando o governo nacional passa as áreas aos cuidados dos estados, 70% da terra acaba vendida e se tornam totalmente vulneráveis aos interesse privados, prejudicando o acesso público e a preservação cultural e de espécies locais e, muitas vezes, ameaçadas de extinção.

Ruínas da antiga civilização Anasazi -  Foto: IIP Photo Archieve/Flickr - Creative Commons
Ruínas da antiga civilização Anasazi –
Foto: IIP Photo Archive/Flickr – Creative Commons

Diante da decisão de Trump, a Wilderness Society liberou um informativo que mostra os riscos ao patrimônio arqueológico nas comunidades nativas americanas e de uma diversidade enorme de plantas e animais, entre eles a tartaruga do deserto, um animal extremamente ameaçado.

Foto: Grand Staircase Escalante National Monument - Foto: Bureau of Land Management/Flickr - Creative Commons
Foto: Grand Staircase Escalante National Monument – Foto: Bureau of Land Management/Flickr – Creative Commons

A The North Face, bem como outras marcas concorrentes, como a Patagonia, se juntou a esta causa doando US$ 100 mil e tem apoiado organizações locais em prol da educação ambiental e preservação das reservas naturais.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.