Dicas

Everest é um filme norte-americano que foi sucesso de bilheterias ao mostrar os detalhes de uma expedição perigosa ao topo do mundo. A história que inspirou o longa foi contada pelo autor Jon Krakauer no livro “No Ar Rarefeito”, mas também tem outros dois pontos de vista em obras publicadas pelo guia russo Anatoli Boukreev (A Escalada) e pela alpinista Lou Kasischke (After the Wind).

Mesmo antes de chegar aos cinemas, a história já era alvo de polêmicas e controvérsias. A expedição realizada em 1996 foi uma das mais trágicas ao cume do Everest. Na ocasião, os alpinistas que estavam prontos para subir o monte mais alto do mundo foram pegos de surpresa por uma tempestade, que resultou na morte de oito pessoas. A divergência nos relatos se concentra principalmente no fato de que alguns integrantes dos grupos que faziam parte da expedição teriam sido negligentes quanto à segurança e aos equipamentos e ainda que teriam negado socorro.

Quando chegou aos cinemas, as reportagens diziam que o filme era baseado na obra de Jon Krakauer. Mas, as declarações do autor após ter assistido à produção não condizem com as notícias da época. Krakauer até chegou a dizer que o filme era uma perda de tempo e que quem quisesse saber a história verdadeira precisaria ler o seu livro.

hero_Everest_2015_1

Por outro lado, o diretor de “Everest”, Baltasar Kormákur, se defendeu dizendo que o filme não era baseado apenas na versão de Krakauer para o ocorrido e que a equipe de produção teve acesso aos áudios de comunicação entre os expedicionários e o acampamento base, para se aproximar ao máximo da veracidade dos fatos.

Além das polêmicas entre autor e diretor, o filme ainda contou com algumas intempéries. Enquanto a equipe estava no Everest para as gravações, em 2014, as filmagens precisaram ser canceladas por um tempo, devido a outro desastre na montanha, quando uma avalanche matou 16 pessoas, na maioria sherpas que trabalhavam na preparação da expedição seguinte.

Mesmo com as divergências em torno da história, o filme foi considerado muito realista e se tornou um sucesso de bilheterias.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.