Dicas Esportes

Correr é uma das melhores terapias que existe. Além de fazer bem para o corpo, essa prática também tem uma série de comprovações científicas que garantes os benefícios também à mente, de diferentes formas. Durante o período de pandemia e isolamento social, correr na rua tem sido uma das opções mais utilizadas por quem não quer ficar parado e não tem a estrutura necessária para continuar os treinos em casa. Mesmo com a flexibilização das normas de isolamento em muitas cidades, no entanto, é necessário manter uma série de cuidados para não comprometer a sua saúde e a de outras pessoas. Por isso, nós separamos algumas dicas importantes, para quem pretende começar ou voltar a treinar nas ruas, afinal, nada mais está como era antes.

  • Escolha bem o seu percurso

Antes de colocar o tênis no pé e sair para correr, pense bem em qual será o seu percurso. Evite áreas que costumam ter grande concentração de pessoas, dê preferência às corridas dentro do seu próprio bairro para evitar longos deslocamentos e fuja dos percursos tradicionais, que costumam ser disputados por outros corredores. Se correr em uma área afastada e mais isolada for uma opção na sua região, aproveite!

  • Tente correr em um horário alternativo

Um bom jeito de evitar dividir a rua ou as pistas com outros corredores é optar por treinos em horários alternativos. Sair para correr bem cedo ou em momentos mais aleatórios durante o dia é um ótimo jeito de ter mais espaço para você e, consequentemente, mais segurança.

corrida_inverno_2
  • Proteja o seu rosto e mantenha a distância segura

Mesmo que na sua cidade não seja regra usar máscaras, é uma opção muito recomendada. Além de demonstrar respeito e ajudar a proteger a sua própria saúde, o uso da máscara acaba contribuindo para a proteção das pessoas que estão ao seu redor. Existem máscaras específicas para as atividades físicas e outras opções práticas, como o uso das pescoceiras, que proporcionam maior conforto e praticidade durante a corrida. Mesmo com a máscara, lembre-se de manter sempre uma distância segura caso o local da sua corrida tenha outras pessoas também praticando atividades físicas. Neste momento, quanto mais longe puder ficar, melhor será.

  • Tenha sempre o essencial com você

Se você não é um corredor de rua experiente, atente-se ao fato de que você estará sozinho realizando uma atividade física de alta intensidade. Então, sempre tenha com você alguns itens essenciais, como o celular, algum dinheiro e documento. Pode parecer bobagem, mas ter como se comunicar caso algo aconteça ou poder comprar uma garrafa de água pode fazer toda a diferença. Se puder deixar alguém avisado sobre o seu roteiro e planejamento de treino, faça isso. Segurança nunca é demais!


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.