Dicas Esportes

A escalada tem se tornado um esporte cada vez mais popular entre os brasileiros. Para inspirar os novatos e os mais experientes a seguirem buscando desafios ainda mais altos, nós separamos uma lista com 4 filmes sobre esse esporte incrível, que vão te trazer história, adrenalina e muita inspiração.

Free Solo

Este documentário, filmado por Jimmy Chin e vencedor do oscar em 2019, mostra a trajetória de Alex Honnold em uma escalada história: a conquista da do El Captan sem o uso de nenhum equipamento de segurança.

O filme traz detalhes do processo de preparação que levou dois anos e contou com muitas horas de estudo, treinamentos, dilemas e até mesmo algumas incertezas por parte de um dos escaladores mais destemidos do mundo.

Free Solo é um filme intenso do começo ao fim. Após assisti-lo, você terá certeza de que limites é uma palavra que parece não existir no dicionário de Alex Honnold.

Meru

Novamente os nossos atletas estão enfrentando um desafio inédito. Meru também é um documentário produzido por Jimmy Chin e mostra os detalhes das duas expedições realizadas por ele, Conrad Anker e Renan Ozturk para tentar conquistar a primeira ascensão da história da via Shark’s Fin, na montanha mitológica Meru, localizada na Índia.

A primeira tentativa de ascensão do trio aconteceu em 2008. Eles levaram roupas, equipamentos e comida para uma expedição de seis dias, que acabou se estendendo por 19 dias. Sem a estrutura necessária, cansados e enfrentando péssimas condições climáticas, com intensas nevascas, eles tiveram que desistir a apenas 100 metros do cume. O trauma da missão tinha sido tão intenso, que eles disseram que nunca mais tentariam novamente. Mas, como bem lembrado por Jimmy Chin no documentário, escalador bom tem memória curta. Assim, três anos depois, eles voltaram a Meru.

Todas os detalhes, certezas e incertezas, desafios e conquistas dos atletas na montanha são mostrados nesse filme incrível.

The Dawn Wall

Este documentário traz à tona a história épica da primeira conquista da via Dawn Wall, também no El Capitan, em Yosemite. Os atletas responsáveis pelo feito são os escaladores norte-americanos Tommy Cadwell e Kevin Jorgeson.

O projeto, considerado um divisor de águas dentro do universo da escalada em Yosemite, foi resultado de sete anos de trabalho. Em 2017, quando a conquista se concretizou, a tentativa de ascensão teve grande repercussão da mídia norte-americana e de veículos especializados em todo o mundo. O interesse foi tão grande, mesmo de pessoas não praticantes do esporte, que o documentário foi um sucesso em todo o país.

O filme ainda mostra detalhes da vida pessoal dos atletas, conta sobre o episódio em que Tommy foi sequestrado no Quirguistão entre outros desafios e conquistas que o esporte e a vida trouxeram.

Valley Uprising

Este é mais um filme que tem como pano de fundo o Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. O local é considerado um dos berços da escalada no mundo e é justamente isso que Valley Uprising quer mostrar: a evolução e a cultura do esporte nos Estados Unidos.

Ao longo de praticamente 50 anos, jovens californianos desafiaram as leis das autoridades e da gravidade para conquistar algumas das vias de escalada mais famosas do mundo. Valley Uprising é um mergulho na história e um esporte totalmente ligado à contracultura.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.