Dicas

Quanto mais tecnologia uma roupa ou equipamento tem, mais cuidados eles precisam receber para que as suas características e funcionalidades continuem intactas por muito mais tempo. Quando o assunto é produto feito com isolamento térmico em plumas de ganso, um dos momentos que exigem mais cuidado em termos de manutenção é certamente a lavagem. Qualquer deslize ou uso inadequado de sabão ou amaciante pode comprometer totalmente a sua jaqueta, colete ou saco de dormir.

É muito comum que as pessoas simplesmente não lavem as jaquetas ou coletes constantemente, com medo de comprometer a estrutura. No entanto, os resíduos de óleo (mesmo que da própria pele), poeira, entre outras coisas, acabam sendo absorvidos pelo tecido e comprometem tanto o desempenho das plumas, como da tecnologia DWR, aplicada na camada externa dos produtos para tornar os tecidos repelentes à água.

Para que a sua jaqueta dure mais é essencial que ela esteja sempre limpa antes de ser guardada. Principalmente após o fim do inverno, quando ela ficará no armário por bastante tempo. Portanto, para te ajudar a lavar adequadamente a sua jaqueta em pluma de ganso ou até mesmo o seu saco de dormir com este tipo de isolamento térmico, nós trazemos aqui algumas instruções:

Usar a máquina é o jeito mais fácil de lavar roupas. Com as jaquetas os coletes de plumas não seria diferente. Mas, existem algumas restrições. O ideal é lavar em uma máquina de abertura frontal, por exemplo. Máquinas com abertura superior normalmente possuem um agitador central, que pode ser bastante perigoso pela facilidade em enroscar alguma parte da peça, portanto não é a forma mais indicada de lavar. No entanto, se essa for a sua única opção, coloque a jaqueta dentro de um saco para lavagem de produtos delicados. Com isso em mente, vamos ao passo a passo.

.1 Antes de lavar, confira se os bolsos estão vazios e todos os zíperes estão fechados.

.2 Use apenas sabão neutro líquido. NUNCA use outros tipos de detergentes, sabão em pó, amaciantes ou alvejantes. Eles podem deixar resíduos na peça e comprometer as tecnologias.

.3 Coloque a máquina no ciclo delicado e evite usar água quente.

.4 Se possível, repita a função enxágue na máquina, para garantir que o sabão será totalmente retirado.

Na hora de secar na máquina

Máquinas que têm a opção de secar são excelentes para higienizar a sua jaqueta. Ao finalizar o ciclo da lavagem, abra a máquina e coloque 2 ou 3 bolinhas de tênis para bater junto com a jaqueta durante a secagem. Durante o ciclo, as bolinhas vão batendo na jaqueta, ajudando a realmente “afofar” as plumas e soltando-as para que sequem por inteiro.

Use a secadora na temperatura mais baixa possível. Além de comprometer a qualidade das plumas, o calor muito intenso pode causar desgastes nos logos e em outros detalhes feitos com cola. Por causa disso, é possível que a sua jaqueta ou colete leve até 3 horas para secar totalmente. Antes de retirar da máquina, tenha certeza de que nenhuma parte da peça está úmida, pois ela nunca deve ser guardada molhada.

Guardando a jaqueta

Apesar de serem muito compressíveis e alguns modelos poderem ser dobrados cabendo no próprio bolso, as jaquetas e também os sacos de dormir nunca devem ser guardados por muito tempo na forma comprimida. Isso pode deformar a peça e danificar as plumas. Mesmo guardados, os casacos precisam respirar. O ideal é que as jaquetas fiquem acomodadas em cabides, a não ser durante o transporte.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.