Notícias

Após quase cinco meses totalmente fechado, o Parque Nacional do Itatiaia foi reaberto na última quarta-feira (5). Conforme informado no site oficial do parque, nem todas as atrações estão abertas, a entrada será limitada e uma série de protocolos serão aplicados para garantir a segurança dos visitantes e funcionários.

O fechamento e as novas regras foram ocasionados devido à propagação do Covid-19. Agora, com a retomada das atividades em diversos setores, o parque também reabre, mas com uma série de restrições e um protocolo dividido em fases. Assim, a pandemia será sempre monitorada para que seja determinada a evolução das fases seguintes de abertura e, consequente, liberação das atividades e circulação dentro do parque.

Morro do Couto, Parque Nacional do Itatiaia. | Foto: Thiago Falcão/Unsplash – Creative Commons

Neste momento, o Parque Nacional do Itatiaia operará dentro das determinações contidas na Fase1. Isso significa que a capacidade de visitação está reduzida a 40% da medida histórica. Assim, na parte alta podem entrar até 250 visitantes por dia, enquanto a parte baixa pode receber no máximo 150 pessoas por fluxo.

Além disso, o centro de visitantes, o camping e os refúgios permanecem fechados durante a primeira fase e as travessias permitidas são apenas as de 1 dia, ou seja, não é permitido a pernoite de forma alguma. Os grupos também são limitados a seis pessoas e todos são obrigados a usar máscaras enquanto estiverem na área do parque. Na segunda fase esse cenário já deve ser bem diferente, com a reabertura parcial das áreas de camping, refúgio e também com a possibilidade de visitas feitas em grupos de até 10 pessoas.

Parque Nacional do Itatiaia. | Foto: Danilo/Flickr – Creative Commons

Neste momento as trilhas liberadas dentro do parque são: Base Agulhas Negras, Cachoeira das Flores, Pedra da Maçã e Tartaruga, Circuito Cinco Lagos, Pedra do Altar e Mirante da Antena. As travessias abertas são a Ruy Braga e Rancho Caído.

O protocolo de reabertura está disponível aqui e no site oficial é possível ter todos os detalhes sobre o parque, os atrativos e preços de ingressos.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.