Notícias

Neste final de semana a cidade de Niterói, RJ, receberá um evento inédito no Brasil: pela primeira vez, atletas internacionais se juntarão aos brasileiros em uma disputa de escalada de velocidade aqui no Brasil. O desafio acontecerá no domingo (12) e será transmitido pela TV Globo.

Em 2020 a escalada estreará nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na competição, os atletas serão avaliados pelo desempenho em todas as modalidades de escalada, ou seja, todos os competidores passarão por desafios de dificuldade (lead), velocidade (speed) e boulder. No Brasil, as modalidades boulder e dificuldade já são bastante disseminadas, mas a escalada de velocidade ainda está engatinhando. Para se ter ideia, em todo o país ainda não existe sequer uma parede oficial, que siga todas as normas da IFSC (Federação Internacional de Escalada) para a prática do esporte. A estrutura montada para o Desafio será a primeira no Brasil a cumprir todos os requisitos determinados pela federação internacional.

O evento contará com alguns dos principais atletas do mundo. Entre os brasileiros estarão: César Grosso, atual recordista brasileiro em speed, com o tempo de 7.14s, e Lucca Macedo, que ficou com a segunda colocação no último campeonato nacional. O time feminino do Brasil será representado por Camila Macedo, atual campeã brasileira de velocidade, Luana Riscado e Camila Flores.

A disputa promete ser quente, já que o time internacional conta com alguns dos principais nomes do esporte, como o líder do ranking mundial, Deulin Vladislav. Além dele, ainda estarão no Brasil: Stanislav Kokorin (3º lugar no mundial de velocidade em 2019), Kostiantyn Pavlenko, Danny Valencia, Aleksandra Kalucka, Mariia Krasavina e Elizaveta Ivanova.

Foto: Daniel Gajda/IFSC

Formato

A competição acontecerá em 3 corridas classificatórias, com os atletas previamente pareados em confrontos diretos. O melhor tempo entre os 3 vencedores avança direto para a final, onde vai esperar o vencedor do confronto entre os outros dois vencedores das classificatórias. Serão no total 10 corridas, 5 entre os homens e 5 entre as mulheres.

Serviço:

Desafio Escalada de Velocidade

Onde: Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, Niterói

(Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ)

Quando: Prática – Sábado (11/01) | Competição – Domingo (12/01)

Entrada Gratuita


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.