Notícias Produtos e Equipamentos

Nós somos amantes da natureza. Por isso, a sustentabilidade é um dos principais pilares de nossos negócios. E, como nós acreditamos que para ser sustentável é preciso ser transparente, estamos desenvolvendo uma plataforma que permite a pessoas de qualquer lugar do mundo acompanharem a procedência de nossos produtos.

A The North Face está constantemente trabalhando em soluções que reduzam os impactos ambientais de toda a cadeia produtiva. Isso vai desde a escolha de nossas matérias-primas, fornecedores, fábricas e inclui todo o processo logístico até que as peças cheguem ao nosso cliente final. Além da preocupação com a nossa “pegada de carbono”, também buscamos sempre oferecer condições de trabalho justas e baseadas nos conceitos de “fair-trade”, que garantem que fornecedores e funcionários são remunerados adequadamente pelo produto ou que oferecem ou serviços que prestam.

Para que tudo isso fique visível aos nossos clientes, a VF (holding norte-americana que detém os direitos da The North Face e de diversas outras marcas globais) criou a plataforma: Traceability in Action. Através dessa ferramenta, é possível saber a origem das matérias-primas, conhecer as fábricas, saber quantos funcionários trabalham lá, onde elas estão localizadas, qual é o percentual de homens e mulheres entre os funcionários, entre outras coisas.

O rastreio

Como a VF é detentora de muitas marcas, inicialmente a plataforma disponibiliza as informações de rastreio de 10 produtos ícones das empresas integrantes do grupo. O produto The North Face escolhido foi a Jaqueta Denali 2 Feminina, um clássico da marca e um excelente exemplo de que é possível fabricar peças incríveis de forma responsável e usando matéria-prima sustentável.

No mapa da Traceability in Action é possível ver em detalhes como nossos fornecedores estão aplicando soluções inteligente em termos de eficiência energética, impacto social, uso de materiais reciclados, uso consciente da água e cuidados com os materiais químicos.

Jaqueta Denali 2

A Denali é uma jaqueta que existe desde 1988 e foi desenvolvida a partir da experiência de Todd Skinner e Paul Piana, após a primeira subida deles ao Salathé Wall. Com o passar dos anos, essa jaqueta só ficou melhor. Hoje ela é fabricada com fleece reciclado, o que garante o melhor desempenho em termos de aquecimento e durabilidade, ao mesmo tempo em que colabora para a reduzir a quantidade de matéria-prima nova retirada da natureza e de resíduos descartados indevidamente.

Responsabilidade na produção

Navegando pelo mapa é possível verificar onde estão cada um dos fornecedores e quais empresas participam do processo de manufatura. Além da localização, existe um detalhamento de quais soluções as empresas envolvidas na cadeia produtiva aplicam para reduzir seus próprios impactos ambientais e como elas contribuem para o desenvolvimento da comunidade local em que estão inseridas. Todos os fornecedores que fazem parte deste ciclo precisam estar de acordo com as normas de sustentabilidade pré-estabelecidas pela The North Face e pela VF.

Apesar de o rastreio estar disponível apenas para um dos nossos produtos, a ideia é aprimorar a ferramenta e conseguir disponibilizar em longo prazo os detalhes de toda a nossa cadeia produtiva.

A The North Face está constantemente trabalhando em soluções que reduzam os impactos ambientais de toda a cadeia produtiva.

SAIBA MAIS

 –> Sustentabilidade: Saiba como nossos produtos são feitos

–> Chega ao brasil coleção feita com garrafas plásticas recicladas


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.