Notícias

O Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB) é uma das provas de trail run mais desejas e esperadas por atletas do mundo inteiro. Neste ano, no entanto, por conta da pandemia a prova teve que ser cancelada. Mas, os organizadores encontraram um jeito de mobilizar a comunidade mundial de corredores em um desafio virtual, chamado de UTMB for the Planet que vai colocar a galera para correr e ainda vai angariar doações para a ONG ambiental WWF da França.

Os desafios já começaram a rolar, mas ainda dá tempo de se inscrever. As corridas virtuais vão acontecer entre os dias 20 de julho e 30 de agosto em diferentes distâncias, que vão desde 30k até 240k. Durante esse período, a pessoa que se inscrever em uma das distâncias definidas pela organização precisa completar o percurso (que pode ser realizado em qualquer lugar do mundo, respeitando a distância pré-estabelecida) e a elevação.

Rosalia Camargo na edição de 2018 do UTMB. | Foto: Divulgação/UTMB

No site oficial da UTMB for the Planet estão todos os detalhes de como as corridas devem ser realizadas e monitoradas. Eles explicam também que não é necessário percorrer toda a distância em uma única corrida, é possível dividir o total em várias saídas. Para ranquear os atletas os organizadores utilizarão os dados fornecidos pelo GPS dos corredores, avaliando o tempo necessário para completar a corrida, a elevação e também o esforço físico necessário para cumprir a quilometragem.

Diferente das corridas reais do UTMB, para participar do evento virtual não é necessário pagar pela taxa de inscrição. Mas, a organização incentiva a todos os inscritos que façam uma doação de qualquer valor diretamente para a ONG WWF francesa.

Em relação ao prêmio, os atletas vencedores do desafio vão ganhar a inscrição para o UTMB 2021. Só isso já é um baita motivador para qualquer corredor do mundo que sonha em participar de uma das provas mais incríveis e esperadas todos os anos.

Rosalia também se inscreveu para participar da edição virtual deste ano. | Foto: Divulgação/UTMB

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.