Dicas

Os pais modernos sonham em tirar seus filhos da frente das telinhas e levá-los a uma conexão com a natureza e com o mundo real. Nossos filhos estão ligados à tecnologia de uma forma inédita e preocupante. Mas deixe eu te contar um segredo: eles preferiam estar conectados aos seus pais, fazendo coisas legais juntos!

Nós vivemos uma grande aventura quando nossos filhos tinham 4 e 6 anos. Viajamos por mais de 25 países, durante mais de 3 anos, a bordo do Urso, nosso Toyota Bandeirante 1993 com o objetivo de fazer do mundo a sala de aula de nossos filhos. Foi uma experiência incrível e desafiadora, onde aprendemos muitas coisas uns com os outros.

Foto: Guto Oliveira/Arquivo Pessoal

Quero compartilhar aqui 5 dicas sobre viajar com as crianças:

1. Crie momentos especiais para as crianças

Durante a nossa viagem, os momentos mais especiais para os nossos filhos eram quando estávamos todos dentro de nossa barraca de teto, conversando sobre o dia que passou, assistindo algo no computador, jogando ou brincando. Principalmente quando estava frio ou chovendo, pois ficávamos mais juntinhos.

Momentos especiais, por mais simples que possam parecer, viram motivação no dia a dia da viagem e se tornam patrimônio emocional para o resto da vida.

Identifique esses momentos quando você sentir que seu filho está feliz, invista neles e os ritualize.

Foto: Guto Oliveira/Arquivo Pessoal

2. Seja amiguinho de seu filho

Além de ser pai e mãe, incorpore o papel de amiguinho dos seus filhos. Dê o protagonismo e divirta-se genuinamente com as suas brincadeiras.

Nossos filhos tiveram que se distanciar de seus amiguinhos por anos. Então, nós fizemos o possível para suprir a perda assumindo esse papel.

Descobrimos que amigos são importantes para as crianças, mas a atenção e a amizade dos pais é o que eles mais precisam na infância.

Foto: Guto Oliveira/Arquivo Pessoal

3. Alinhe os interesses, expectativas e limitações

Uma viagem com filhos é uma viagem familiar. É importante levar em consideração o interesse de todos e as expectativas que estão em jogo.

Vimos muitos pais tentando impor suas ideias, destinos e roteiros para as suas famílias. Isso geralmente termina em choro e ranger de dentes.

Crianças não têm a mesma disposição e resistência de adultos, atenção na escolha de destinos que envolvam trilhas, montanhas e acampamento. Este tipo de atividade em família é imbatível e memorável, desde que seja feito respeitando os limites da criança.

Foto: Guto Oliveira/Arquivo Pessoal

4. Encontre o ritmo de viagem ideal

Talvez seu filho ache chato aquele roteiro de museus góticos que você tanto sonhava, ou talvez ele não curta aquele roteiro gastronômico frenético, cheio de coisas estranhas para comer, que parecia uma ótima ideia. Além de alinhar os interesses e as expectativas entre pais e filhos é importante encontrar um ritmo de viagem no qual a criança não se sinta nem entediada e nem exausta. Longas horas de carro podem ser quebradas com paradas para lanche, para brincar, ou simplesmente para se sentar no chão e conversar.

Foto: Guto Oliveira/Arquivo Pessoal

5. Leve para a viagem os itens que a criança gosta, inclusive a telinha

Não deixe de levar os brinquedos favoritos de seus filhos. Lápis, livros de colorir também são ótimos passatempos.

Tablets e celulares se tornaram um novo órgão. Seja intransigente em não levá-los em uma viagem de vários dias e se prepare para ter problemas.

Horas de estrada, voos longos, filas de espera, ou mesmo indisposição para algum tipo atividade podem ser amenizadas com um bom joguinho ou vídeo de youtube.

Foto: Guto Oliveira/Arquivo Pessoal

O tempo não perdoa, ele atropela. Os momentos que passamos com nossos filhos, sem torna-los especiais, nunca voltarão.

Invista o seu agora com os pequenos e crie um patrimônio emocional para a sua família!


Escrito por

Guto Oliveira

Guto Oliveira é fotógrafo e apaixonado por aventuras. Sozinho ele já percorreu mais de 40 países. Mas, sua grande aventura foi mesmo depois que os filhos vieram, quando ele decidiu pegar o carro e dar a volta ao mundo com a família. Seu grande projeto atual é desbravar e mostrar as maravilhas do Sul do Brasil.