Destinos

Praticar atividades ao ar livre é um dos melhores jeitos de se manter em movimento e também uma das formas mais seguras para praticar atividades físicas durante a pandemia. Se os parques dentro das cidades estão muito cheios, que tal buscar opções com trilhas e cachoeiras nas proximidades? Para quem está em São Paulo, uma boa opção é o Parque Estadual do Juquery, localizado na cidade dde Franco da Rocha, a apenas 45km da capital paulista.

Apesar de ser pouco conhecida, essa reserva abrange uma área de proteção ambiental de 2.058 hectares e seu grande diferencial é abrigar um dos últimos remanescentes do bioma cerrado que ainda está preservado na região metropolitana de São Paulo. Além da biodiversidade, quem vai ao parque conta com opções de trilhas para todos os níveis de dificuldade e até uma opção de trilha para ser feita de bicicleta.

Uma das grandes atrações do parque é um roteiro chamado de Encantos do Cerrado. A caminhada é autoguiada, mas também pode ser feita com o acompanhamento de monitores, passa por dois mirantes com vista 360º da região e termina na cachoeira do Moinho. O percurso completo tem 9,4 km de extensão e costuma ser percorrido em 3h o nível de dificuldade é médio. Apesar de ser realizada durante todo o ano, a estação mais indicada é a primavera, para que os visitantes vejam o florescer das espécies do cerrado.

A trilha mais longa é a Trilha Ovo do Pato. No total são 13km de extensão, chegando ao ponto mais alto do parque, a 942 metros de altitude. Esse também é um roteiro autoguiado, mas com nível de dificuldade alto. Apesar disso, são necessárias, em média, 3 horas para completar o percurso, onde é possível curtir uma vista panorâmica das cidades vizinhas, da Serra do Japi, Cantareira e do Parque Estadual do Jaraguá.

A Trilha do Ovo do Pato leva ao ponto mais alto do parque. | Foto: Humberto Do Lago Müller / Wikimedia Commons

As visitas ao Parque Estadual do Juquery são agendadas e a entrada é gratuita. Seu horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 8h às 15h. Clique aqui para saber mais. 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.