Dicas

Qualidade de vida é uma das grandes e eternas buscas das gerações atuais. Conseguir dar conta de todos os compromissos do dia a dia já é uma grande missão, fazer isso de forma equilibrada, conseguindo aproveitar também a família e tendo um tempo para cuidar de si mesmo, vira um verdadeiro desafio. Mas, existem alguns pequenos hábitos que podem ser incluídos na rotina para deixar tudo um pouco mais dinâmico, leve e prazeroso. Pode ser que essas sugestões exijam um pouco de esforço e alguns ajustes, mas, como qualquer novo hábito, é apenas questão de adaptação para que logo tudo se torne mais fácil e natural. No fim das contas, vale muito à pena!

  • Faça alguma atividade física

Não importa qual seja o esporte. O que interessa mesmo é estar em movimento, independente da intensidade ou modalidade. As atividades físicas proporcionam diversos benefícios ao corpo e a à mente e isso se refletirá em muitos outros aspectos da sua vida, desde o humor e a forma como você se relaciona com as pessoas ao seu redor, até a sua eficiência no trabalho. Existem diversos estudos que analisam os impactos das atividades físicas no combate a doenças do corpo e da mente, como estresse, colesterol alto, diabetes, déficit de atenção e muito mais. Um estudo em especial, publicado na revista científica Neural Clinical Practice, avaliou a influência das atividades físicas nas habilidades cognitivas, ou seja, aquelas diretamente ligadas ao processo de aquisição do conhecimento, como o raciocínio lógico, memória, pensamento, entre outras atividades realizadas pelo cérebro. Durante a pesquisa, os cientistas identificaram que os participantes que praticavam esportes, desde o Tai Chi Chuan até as atividades aeróbicas e de força, tinham desempenho muito superior em atividades cerebrais, comparados aos participantes que não realizavam exercícios físicos.

Dica –> Tente incluir uma atividade física logo no início do seu dia. Se a sua agenda já está cheia, coloque o despertador para tocar um pouco mais cedo, para conseguir incluir os exercícios na rotina. As chances de você acabar desistindo por conta de algum outro compromisso serão menores e os benefícios do esporte vão ser sentidos por você durante todo o decorrer do dia, principalmente no que diz respeito à disposição e à criatividade.

  • Beba mais água

É bem óbvio e parece até meio bobo, mas controlar a quantidade de água que você ingere durante o dia pode fazer uma grande diferença na sua disposição, na qualidade do seu sono, humor, digestão e até mesmo no seu desempenho mental. Isso porque a água é um componente essencial para o bom funcionamento de praticamente tudo no nosso organismo. Mas, você sabe quanto de água você deve beber para sentir todos esses benefícios? A quantidade varia de acordo com a massa corporal de cada pessoa. O ideal é que seja consumido, pelo menos, 30 ml de água por quilo. Assim, uma pessoa que pesa 60kg, precisa beber, pelo menos, 1,8L de água por dia. É claro que isso também varia de acordo com a quantidade de atividade física que você fará e quanto de líquido vai perder, mas já dá para ter uma boa noção na hora de controlar a quantidade de água ingerida.

Dica –> Tenha sempre uma garrafa à mão e beba água antes mesmo de sentir sede. A sede já é um sinal de desidratação, então, antes que isso aconteça já vá se mantendo hidratado aos poucos, durante todo o decorrer do dia.

Foto: Giulianne Martins / Mariana Britto
  • Desconecte-se

As tecnologias proporcionam uma série de facilidades à vida. Mas, elas também podem ser uma armadilha se não forem usadas com sabedoria. Você já parou para pensar no tempo que gasta em frente a uma tela? Celulares, computadores, televisões… parece impossível fugir de todos esses equipamentos cheios de atrativos para prenderem a atenção dos usuários e os manterem vidrados pelo maior tempo possível. Existe um termo que exemplifica essa relação atual com os gadgets, principalmente os celulares, que estão ao alcance das mãos praticamente durante todo o dia: hiperconectividade. Uma pesquisa feita pelo instituto brasileiro Opinion Box mostrou que essa necessidade constante por estar sempre conectado gera problemas sérios de ansiedade e também afeta a relação entre as pessoas. Entre os participantes da pesquisa, 30,9% disseram que se estão sem internet sentem como se estivessem sem controle do que está acontecendo, outros 37,7% afirmaram já ter tido problemas em relacionamento por conta do tempo que passam na internet e 34,2% relataram já terem perdido prazos para entregas de trabalho por conta do tempo gasto nas redes sociais.

Se o segredo para a qualidade de vida é ter equilíbrio, é essencial conseguir se desconectar. As tecnologias trazem muitos benefícios, mas elas também têm o poder para tornar as pessoas reféns. Então, separe um tempo no seu dia para se desligar um pouco do mundo virtual e até da televisão. É importante para o cérebro dar um “reset” de todos os estímulos virtuais, para que seja possível enxergar e viver o mundo real.

Dica –> Acompanhe quanto tempo você passa diariamente nas redes sociais ou em jogos. Se o número for alto, use o limitador de tempo no celular para controlar o uso de aplicativos, principalmente as redes sociais. Comece reduzindo aos poucos ou desconecte-se por um período específico do dia, como o almoço ou perto do horário de dormir. Se possível, desative as notificações do seu celular, esse hábito vai ajudar a controlar a ansiedade gerada para saber instantaneamente o que está acontecendo.

  • Passe tempo ao ar livre

Passar tempo ao ar livre proporciona uma série de benefícios. Nós já falamos aqui sobre como a natureza pode ajudar a curar casos de depressão, pressão alta, estresse, déficit de atenção, entre outras coisas. Aproveitar os parques urbanos ou ir para as montanhas, inclusive, já é algo receitado por médicos como parte do tratamento para diversas doenças. Mas, quanto tempo é necessário estar em contato com a natureza para que o corpo realmente absorva todos esses benefícios? Um estudo publicado recentemente na revista científica Nature diz que o ideal é passar, pelo menos 120 minutos na natureza por semana.

De acordo com a percepção de bem-estar reportada pelos participantes, os pesquisadores concluíram que são necessários, ao menos, 2 horas semanais de contato com a natureza, seja nos parques urbanos ou nas montanhas, para que as pessoas sintam melhora na saúde e na própria sensação de bem-estar.

Dica –> Separe, pelo menos, um dia da semana para realizar uma atividade ao ar livre que inclua contato com a natureza. Pode ser desde uma trilha até um piquenique com a família no parque ou praça perto da sua casa. O mais importante não é estar afastado de tudo, mas, sim, ter essa conexão com o verde, que ajuda a recarregar as energias para encarar os desafios da semana seguinte. É claro que quanto mais tempo você conseguir passar em contato com a natureza e quanto maior for a imersão, melhor será!

Foto: @getoutsidebr

Saiba mais:


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.