Destinos Dicas

O fim de ano costuma ser um período em que as pessoas adoram programar viagens. As praias costumam ser os principais destinos escolhidos, mas há sempre quem prefira fugir do comum e fazer viagens alternativas. Veja, abaixo, 5 destinos alternativos no Brasil para conhecer em sua viagem de Ano Novo.

Viagem de Ano Novo: destinos alternativos em território nacional

Ilha do Marajó/PA

A ida para Marajó a partir de Belém é uma fuga deliciosa dos destinos badalados de Ano Novo. Um pouco exótico, permite viajar de balsa, conhecer igarapés, fortalecimento de turismo de base comunitária.. Tudo isso sem deixar de aproveitar as deliciosas praias, como a Praia do Céu, que fica na beira de um rio, não do mar.

Nesse destino, o ideal é não deixar de levar uma boa camisa de proteção UV pra aguentar o calor e e o sol no norte do Brasil. A Hyper Tee, tanto de manga curta quanto de manga longa, são incríveis e, além de proteção, têm secagem super rápida com a tecnologia flashdry e é super versátil. Além disso, levar boné ou chapéu é também imprescindível para proteger dos efeitos do sol. Indicamos o Mudder, super ventilado e charmoso, ou o Flyweight Sunshield. Ele é mais eficaz, tem protetor removível e é ecológico, pois é feito com material reciclado.

Garopaba/SC

Partindo para o Sul do país, Garopaba é uma opção para quem busca belíssimas praias, pontos turísticos imperdíveis, tendo, inclusive, show pirotécnico no litoral quando da virada de ano. Conta com centro histórico, ótimas ondas para quem curte um surf e também tem ótimas trilhas, como a da Pedra Branca, com extensão total de 2,2km, com trecho de subida íngreme, que leva cerca de 4h (ida e volta). É, de fato, um destino que agrada a vários gostos distintos.

O Sul do Brasil exige lembrar de levar corta vento e anorak. Apesar de ser praia, se o vento sul aparecer, leva consigo uma leve queda de temperatura, e a jaqueta impermeável é sempre uma ótima opção. O Printed Windy Peak é lindíssimo e versátil. Com nylon reciclado, é resistente ao vento, respirável e leve! Parceira pra praia em dias mais amenos. Há também a jaqueta Antora, que além de charmosa é impermeável e leve, sendo uma grande parceria pra qualquer ocasião!

Parque Estadual da Pedra Azul/ES

Em Domingos Martins, no Espírito Santo, o Parque Estadual da Pedra Azul é um prato cheio para quem ama ecoturismo e quer uma viagem que proporcione bastante contato com a natureza. Tem muitas trilhas a serem feitas, possibilitando um roteiro diverso e possível a qualquer um, visto que as trilhas não são difíceis e nem longas.

Por ser local de serra, para ir para Pedra Azul é importante ter dois itens na mala: fleece e anorak, pois o microclima pode mudar facilmente a temperatura. Recomendo a jaqueta Ventura que é impermeável e cabe dentro do próprio bolso, super ideal pra ocupar pouco espaço na mala! O fleece da vez é o TKA Glaciar porque tem uma cor linda que destaca na paleta de verde e marrom do destino e seu desempenho no aquecimento é excelente!

Presidente Figueiredo/AM

Por mais inusitado que pareça, o estado do Amazonas oferece uma excelente opção de viagem de Ano Novo: Presidente Figueiredo. A 107km da capital, o município é famoso no meio do ecoturismo por abrigar uma enorme quantidade de cachoeiras: 139 catalogadas, além das diversas cavernas e corredeiras. A Cachoeira da Neblina é um dos pontos ecoturísticos mais famosos da região.

Maracajaú/RN

Aos que fazem questão de uma praia paradisíaca, mas ao mesmo tempo não querem o óbvio, Maracajaú atenderá perfeitamente. Conhecido também como Caribe Brasileiro, fica a apenas 51km de Natal, capital do estado, e o diferencial é que a cidade em si é bastante pacata e tranquila. São dunas lindas, praias de areia branquinha e águas verdes cristalinas.

Essas são apenas cinco de diversas inúmeras opções de destinos alternativos no Brasil para conhecer em sua viagem de Ano Novo. Afinal, temos um país muito rico em diversidade e variedade de lugares maravilhosos esperando para serem explorados. Lembrando que o cupom levenaviagem garante 10% de desconto tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais (exceto em outltes). Garanta já a sua compra 🙂


Escrito por

Luísa Pires

Luísa Pires é licenciada e pós graduada em Letras, atuando desde 2018 na redação do Leve na Viagem. Amante de livros, viagens e das descobertas de novas aventuras.