Dicas Produtos e Equipamentos

Você já reparou que às vezes um calçado fica apenas no armário por um tempão e aí quando você resolve usar de novo ele não está mais nas mesmas condições? Pode soar estranho, mas a verdade é que um calçado parado pode estragar mais fácil do que um calçado usado diariamente. Nós vamos explicar o porquê disso.

A maior parte dos tênis e botas tecnológicas é feita com um material chamado Poliuretano. Este polímero é amplamente usado nas mais diversas áreas da indústria e está presente em itens que vão desde preservativos até pneus de carro. Uma das principais aplicações do Poliuretano é no desenvolvimento de espumas rígidas e borrachas, materiais presentes em praticamente todos os calçados de performance.

Ele é perfeito para garantir leveza, conforto e segurança nas passadas. Junto com os benefícios, este material também demanda cuidados para que a sua vida útil seja prolongada, o que inclui a limpeza dos produtos, mas não só isso.

Sobre a hidrólise

Para esclarecer este assunto, então, antes de falarmos sobre os cuidados, vamos falar mais uma palavra incomum: “hidrólise”. A hidrólise, cuja origem está associada à quebra química de uma molécula à associação de água, é um fenômeno que ocorre com frequência em polímeros. E, apesar de o poliuretano ser um polímero muito resistente, ele não está imune à hidrólise e aos seus efeitos.

Quando nos referimos aos calçados, esta reação química pode acontecer principalmente em decorrência de três fatores: armazenagem inadequada, sujeira ou falta de utilização. É justamente por isso que uma bota ou um tênis guardado por muito tempo pode começar a se “desfazer”.

bota_hidrolise
Os equipamentos também estão sujeitos a deteriorações causadas pelo clima e pelo tempo.

Como evitar a hidrólise

Fica muito mais fácil pensar na solução quando se entende a origem do problema, certo? Por isso, tendo em mente as causas da hidrólise, uma das nossas dicas de ouro quando falamos em calçados é: use-os. Por mais estranho que isso possa parecer, quanto mais você usar um calçado, mais tempo ele vai durar. O movimento ajuda o poliuretano a manter as suas características por evitar que as partículas se separem. Além disso, mantenha-os sempre secos, limpos e armazenados em locais frescos e arejados, já que as temperaturas extremas e a umidade também colaboram para a hidrólise.

Esses cuidados simples vão fazer seus tênis e botas durarem muito mais!

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.