Curiosidades Dicas Sem categoria Vídeos

Quero começar dizendo que não sou um expert em cinema, mas sim um esportista que ama escalar e se conectar com histórias verdadeiras!

Por isso, preparei essa lista de filmes incríveis que explodiram, tanto na mídia especializada, como na grande crítica.

Prepare a pipoca e aproveite!

1 – Meru

A Monalisa dos filmes de montanha!

Combina imagens espetaculares, a dinâmica de uma verdadeira expedição, o companheirismo dos escaladores e uma história emocionante.

Muito antes de Free Solo, Jimmy Chin já produzia filmes fantásticos. Junto com Conrad Anker e Renan Oztruk eles embarcam para conquistar o cume de uma montanha isolada, vertical e muito técnica. Combinando habilidades de escalada alpina, big wall e alta montanha, o filme narra a verdadeira história por trás de uma expedição verdadeiramente perigosa.

 

2 – Dawn Wall

Uma aula de escalada!

Esse é um filme que recomendo para todos meus alunos, é didático e técnico ao mesmo tempo, mas não se engane! Essa é uma história emocionante.

O filme conta a verdadeira epopeia de Tommy Caldwell e Kevin Jorgenson para escalar uma das faces do El Captán ainda sem repetições em livre, o que significa sem utilizar pontos de apoio, pois só é permitido utilizar as formações da própria rocha para progredir com seu corpo.

Os holofotes voltaram-se para essa ascensão: de repente câmeras do mundo todo estavam apontadas para essa dupla de escaladores. O projeto demorou 7 anos para ser concluído e foi pré-selecionado para ser indicado ao Oscar de melhor documentário.

3 – Free Solo

Impossível não suar as mãos! 

Finalmente chegamos ao tão esperado Free Solo, e não, não acho que ele seja o melhor filme de escalada. Ganhador do Oscar de melhor documentário de 2019, o longa elevou o nível das produções e colocou para sempre a escalada na grande mídia.

O documentário conta a história de Alex Honnold, um escalador destemido que ficou conhecido no mundo todo por escalar sem nenhum tipo de proteção. Quem não o conhece, pensa que ele é um louco. Mas saiba que ele é muito consciente e sabe exatamente o que está fazendo.

A façanha é escalar a Free Rider, uma via de 37 cordadas (Apox 900m) no El Capitán com grau máximo em livre de 9A BR. É difícil expressar em palavras a tensão, só assistindo mesmo.

4 – Evereste

Finalmente um bom filme Hollywoodiano de escalada! 

Uma das grandes decepções quando lançam uma superprodução com montanha são as cenas impossíveis. São inúmeros os filmes de Hollywood que literalmente criam cenários impossíveis em termos técnicos.

Evereste traz um elenco de peso e uma história mundialmente conhecida e real! Baseado no livro de Jon Krakauer ”No ar rarefeito”, a história conta a trágica temporada de 1996 no Monte Everest, ponto culminante do planeta terra com 8.848 m.

Com as gravações feitas no Nepal, finalmente conseguiram captar no grande cinema a essência da escalada.

 

5 – Valley Uprising

Uma divertida história de como surgiram os Big Walls em Yosemite! 

Com animações hilárias e imagens históricas, o documentário apresenta uma genuína parte da história da escalada mundial.

Se você se perguntou quem abriu as vias escaladas em Dawn Wall e Free Solo, quem foram os primeiros a se aventurar nessas imensas paredes de quase 1 quilômetro de extensão, Valley Uprising trará essas respostas de uma maneira divertida!

BÔNUS! 14 Peaks – Nothing is impossible

A verdade por trás da escalada de Alta Montanha no Himalaia. 

Recentemente lançado, o filme de Nimsdai Purja mostra a realidade por trás das grandes expedições para as mais altas montanhas do mundo.

O mais legal é que a equipe é 100% Nepalesa e tem planos audaciosos para escalar todas as 14 montanhas com mais de 8.000m de altitude do planeta!


Escrito por

Lucas Sato

Lucas Sato é instrutor e guia de escalada da Grade 6 Expedições. Desde 2006 ele se dedica de corpo e alma a esse esporte, tendo como uma de suas grandes paixões a conquista de novas vias, já são mais de 40 até agora. Como guia de montanha, Lucas já liderou expedições pela América e também na região do Himalaia.