Destinos

Depois de dirigir até Cartagena, na Colômbia, chegava a hora de colocar nosso carro dentro de um container e começar a nossa jornada até os Estados Unidos.

Nesse trajeto cruzaríamos toda a América Central e suas belezas naturais. Apesar da Colômbia e o Panamá serem conectados por terra, não existem estradas nessa parte do mundo. A região conhecida como o estreito de Darien é praticamente intransponível e por isso, tivemos que enviar nosso carro de navio para o Panamá.

O Panamá é um país pequeno. Sua capital, Cidade do Panamá, é conhecida como a Dubai das Américas, por conta dos altos prédios que preenchem o skyline da cidade. Fizemos uma rápida visita ao centro antigo, tiramos algumas fotos e seguimos viagem país adentro. Tínhamos pressa para chegar à Costa Rica. Lá, encontraríamos em breve dois amigos que aproveitariam a estrada conosco.

O começo dessa viagem se resumiu em dirigir florestas tropicais adentro e acampar próximo a algumas praias do país. As estradas da região são razoáveis e tudo é muito simples. Devido à falta de tempo, não fomos explorar a bela Boca del Toro e San Blas, na costa do caribe panamenho.

Viver viajando em um carro também te ensina que não é possível fazer tudo. Todos os dias existem dezenas de coisas para ver e conhecer, mas é preciso seguir em frente, senão a volta ao mundo de carro levaria décadas, e não anos.

Verão sem fim

 A Costa Rica é um excelente lugar para quem é amante do surf, como nós. Como era um país que eu, Leo, já havia visitado antes, tudo ficou mais fácil. Na companhia de dois amigos fomos direto para Playa Negra, no norte do país. Essa praia ficou famosa por fazer parte do filme “Endless Summer II” de Bruce Brown, e permeia o sonho de todos os surfistas.

Essa região oferece uma boa infraestrutura em termos de hospedagens, mercados e praias. É fácil para surfistas solitários, casais ou famílias, tem de tudo. Nossa rotina era surfar duas/três vezes por dia, botar o papo em dia, piscina e cama. Foi maravilhoso!

Seguimos para a Nicarágua. Estávamos um passo mais perto de chegar até os Estados Unidos de carro. Assim como na Costa Rica, eu já havia visitado a Nicarágua e isso trazia algumas ideias de onde irímos nos próximos dias. Essa região possui muitas florestas, alguns vulcões, belas praias, comida fresca e sempre bem temperada. Se não fosse pelo idioma castelhano, poderíamos dizer que estávamos no Brasil.

Isolados na Nicaragua

Isolados na Nicarágua

Próximo a Leon, no norte da Nicarágua, existe um vilarejo de praia chamado Miramar. Essa região é remota, simples, perfeita para desligar do mundo e apreciar a paisagem. Ficamos junto com alguns brasileiros que possuem um hotel e mais do que surfar, foi ótimo reconectar com as pessoas.

A viagem de carro é um pouco solitária do ponto de vista social, você vê muitas coisas, mas ao mesmo tempo está sempre de passagem. Sentíamos falta de ouvir as pessoas, nos conectar com elas, entender melhor o dia a dia delas. Em Miramar rolou exatamente isso, fomos acolhidos como uma família e em vez de ficarmos os quatro dias planejados, ficamos um mês. Foi uma experiência inesquecível!

 

Foco na Estrada…

Por conta dessa esticada na Nicarágua, sabíamos que o calendário até os Estados Unidos de carro teria que ser alterado. Agora o foco seria cruzar Honduras, um dos países mais violentos do mundo. Optamos por não passar nenhuma noite no país e seguir direto para El Salvador. Em um trajeto de 4-5 horas de carro fomos parados cinco vezes pela polícia na estrada. Estes sempre em busca de algum motivo para tentar nos tirar algum dinheiro, mas não tiveram sucesso.

Começamos o dia na Nicarágua, passamos por Honduras e dormimos em El Salvador. Com certeza uma das poucas vezes em nossas vidas que visitamos três países diferentes no mesmo dia. Nossa passagem por El Salvador também foi curta. Conhecido por ser um destino ótimo para surfar, as condições não estavam boas e sem muita infraestrutura para acampar, seguimos para a Guatemala.

Viajar de Carro x Turismo

É muito diferente viajar de carro e fazer turismo. De carro acabamos vendo e vivendo uma realidade mais visceral do país, dirigindo entre pequenos vilarejos e regiões mais isoladas. Mas no final do dia precisamos sempre de um lugar seguro para dormir, tomar um banho, um mercado para comprar mantimentos. Quando a região não oferece essas condições, tudo se torna mais desafiador do que o normal.

Em seguida, na Guatemala, visitamos as interessantes Ruinas Maias de Tikal e a simpática cidade de Antigu. Era chegada a hora de passar o primeiro natal na estrada. Para nossa surpresa a cidade estava toda fechada e acabamos dormindo com fome, sem ter o que comer nessa data tão especial.

Seguimos para Belize. Passamos o ano novo na ilha de Caye Caulker. O carro ficou em um estacionamento e nós conseguimos um quarto de última hora na ilha. O dormitório ficava em cima de uma padaria e tinha um ventilador barulhento, mas a visita a ilha valeu e temos boas memórias desses dias no meio do nada.

Chegamos nos Estados Unidos de carro!

Começamos o novo ano dirigindo para Cancun, já no México, e oficialmente na América do Norte. Mais um grande marco atingido em nossa viagem. Para o nosso azar pegamos uma semana de chuva em Cancun e boa parte do charme da região ficou, literalmente debaixo da água. Aproveitamos para ir ao cinema, algo que não fazíamos há tempos. A península de Yucatan é famosa pelas suas praias e pela grande quantidade de ruínas maias. Ficamos impressionados, em especial, com Uxmal e sua arquitetura.

Cruzamos o México da costa leste até as praias de Salina Cruz e Puerto Escondido. Ambos famosos pela qualidade do surf e gastronomia. Seguimos margeando a costa até Acapulco e pelo estado de Michoacan, reduto de carteis perigosos. Em Mazatlán entramos em um ferry que por 15 horas cruzou o golfo da Califórnia até a cidade de La Paz.

Agora vai…

Começava a reta final da nossa jornada até os Estados Unidos de carro. Visitamos a turística cidade de Cabo San Lucas e pegamos praia na linda região de Todos Santos. A Baja California já possui um clima mais desértico, com água fria, dunas, cactos, um cenário bem de filme. Em Bahia Asunción vimos centenas de baleias e mergulhamos com tubarão baleia. Duas experiências incríveis.

A Baja California é linda, mas infelizmente essa é uma zona perigosa e repleta de exército nas estradas. Depois de quase dez meses de estrada, nós entravamos com nosso carro de São Paulo em terras americanas. Um grande feito para um casal que não tinha nenhuma experiencia em viajar de carro….

Quatro praias que nos marcaram

#1 – Playa Negra, Costa Rica

Lugar lindo, com boa infraestrutura e boas ondas – já fomos duas vezes e é perfeito para famílias também!

#2 – Praia San Juan del Sul, Nicaragua

Praia bastante turística, mas com uma vibe super legal. Ideal para quem quer aprender a surfar, ver o pôr do sol e curtir a longa extensão de areia.

#3 – Praia Santa Tereza, Costa Rica

Não foi onde ficamos mais tempo, por que estava muito cheio, mas não podemos negar a sua beleza ímpar. A floresta literalmente invade a praia, criando lugares perfeitos para relaxar na sombra e fugir do calor escaldante do país.

#4 – Tulum, México

Essa é uma região muito bonita em termos de cor do mar, sempre azul clarinho. Mas o que nos chamou a atenção em Tulum foi  sua ruína Maia, na beira do mar, criando uma composição única no local.

A viagem tem que continuar!

No próximo post nós vamos contar como foi cruzar o Estados Unidos da California até a Florida. Destino onde iremos colocar nosso carro em um container e enviar para a Europa. A viagem está só começando!

Perdeu o primeiro capítulo? Clique aqui e leia os relatos na integra.