Destinos

Dirigir de São Paulo até a Florida nos preparou para cruzar a Europa de carro. Já havíamos passado por mais de quinze países desde que saímos do Brasil. Agora era hora de explorar o velho continente.

O primeiro desafio nessa jornada havia começado ainda na Florida, quando tivemos que entender toda a burocracia que envolve enviar um carro por container em uma viagem transatlântica. O porto de chegada escolhido foi Roterdã, na Holanda. Nosso carro levou praticamente um mês para chegar, e enquanto isso, aproveitamos para conhecer não só a Holanda, como também, Luxemburgo e parte de Alemanha, desta vez, de trem. Foi interessante ter que carregar malas e tudo mais durante esse período.

Assim que tiramos o carro do porto, seguimos para o norte da Alemanha. O plano era visitar a Dinamarca e então começar a descer, sentido Turquia. Queríamos aproveitar o verão europeu mais para o sul, próximo das praias da Croácia e região. Como o trajeto se mostrava seguro, logo na primeira noite de viagem, optamos por pernoitar em um estacionamento de um posto de gasolina.

Devido a grande quantidade de brasileiros que vivem na Europa, foi muito comum sermos convidados para ficar com amigos, em suas casas. Essa fase da viagem nos proporcionou um acesso gigantesco às cultura locais. Foi uma experiência meio que antropológica.

Europa de carro

Europa de carro

Uma rota e dezenas de cidades

Depois de um tempo na estrada ficou claro que se quiséssemos fazer tudo que tem de legal pelo caminho, levaríamos uma vida inteira na estrada. Por isso logo aprendemos que não dá para ver e fazer tudo, nem tínhamos dinheiro para isso.  Após visitar a Dinamarca e Suécia sem gastar nada com hospedagem, só dormindo em postos de gasolina, áreas de descanso na estrada e amigos que nos convidaram, começamos a descer!

É impossível descrever lugar por lugar que visitamos, seria preciso um novo livro! Só na Alemanha fomos em uma dúzia de cidades, de Berlin a Nuremberg. Cruzamos para a República Checa e visitamos a sua bela capital, Praga. De lá, esticamos até a Polônia para conhecer Auschwitz. É interessante compartilhar que muitas pessoas nos disseram para tomar cuidado no leste europeu, e por falta de experiência, tomamos isso como um aviso relevante. Um erro que ficou claro depois que acumulamos mais tempo de estrada. A verdade é que a maioria do leste europeu é até mais seguro do que outras partes famosas e turísticas da Europa. A região oferece ainda uma infinidade de atrações turísticas, culturais e gastronômicas.

Acampando de carro pela Europa

Da Polônia descemos para a Eslováquia, Áustria e Eslovênia. Este último foi uma agradável surpresa! Não tínhamos ideia da quantidade de lagos e montanhas que preenchem o país. É simplesmente maravilhoso. Para quem não conhece, além de ser um dos países mais seguros do mundo, fica ao lado do norte da Itália e a poucas horas de carro de Milão ou Veneza. Vale muito a pena considerar a Eslovênia em seu próximo roteiro.

Cruzamos a fronteira para a Croácia e chegava a hora do nosso primeiro encontro com o mar mediterrâneo. Dormimos na primeira praia que achamos, nem o nome da cidade sabemos. Montamos nossa barraca em cima do carro, tiramos nossas cadeiras e ficamos ali curtindo mais uma conquista do Viajo logo Existo.

O país é um paraíso para quem gosta de praia e cultura. Localizado em uma parte privilegiada em termos de belas praias, a região também tem grande importância para os romanos e otomanos do passado. Ambos deixaram um legado cultural riquíssimo e muito bem preservado até os dias de hoje. O destaque fica com o parque Plitvice e suas dezenas de quedas d’agua. Dubrovnik também surpreende por ser uma cidade murada sobre a água. É linda, imponente, e uma delícia para se explorar caminhando. Europa de carro

Uma EUROPA menos turística

Da Croácia seguimos rumo a Montenegro para conhecer todo o esplendor da Baia de Kotor. De lá, seguimos continente adentro, a próxima parada era Sarajevo, capital da Bósnia e palco de uma sangrenta guerra nos anos 90. Na estrada já é possível ver placas alertando sobre minas terrestres em algumas regiões. A cidade era bonita, mas ainda possuia muitas marcas da guerra. Era um dia chuvoso quando chegamos. Dormimos em um camping simples na periferia da cidade. Com o cair do sol fomos surpreendidos pela chamada da reza nos altos falantes das mesquitas. Aquela era a nossa primeira noite em um país mulçumano e não sabíamos que as mesquitas avisavam a hora das cinco rezas diárias do Islã. Com o passar do tempo, fomos nos acostumamos.

De Sarajevo seguimos para Belgrado, capital da Servia. Chegamos meio perdidos na cidade. Não achamos o hotel que havíamos reservado e ficamos receosos. Como estávamos com aquela ideia de que o leste europeu era perigoso, acabamos cruzando a Servia e a Bulgária sem aproveitar como deveríamos. Uma pena, principalmente por não termos explorado melhor o mar negro e suas lindas praias.

Aos poucos estávamos nos aproximávamos de Istambul, que separa a Europa da Ásia. A cidade é gigante, mesmo para quem viveu a vida toda em São Paulo. Chegamos no horário de pico e acabamos enfrentando um grande congestionamento de carros, algo raro em nossa jornada . O camping  era péssimo e logo mudamos para um hotel no centro da cidade. Istambul tem uma energia vibrante, com mesquitas lindas, comida saborosa e bons preços.

Europa de carro

Um livro em branco

Por fim, uma volta ao mundo de carro é um livro aberto de experiências. Você pode planejar onde dormir, quanto gastar ou quantos dias ficar. Mas, a beleza dessa jornada está no contato diária com as pessoas e seus hábitos. Depois de mais de 18 meses dirigindo nosso carro por dezenas de países, nos tornamos meros expectadores da vida. Passamos dias em patrimônios da humanidade da UNESCO, mas também passamos dias sentados sem pressa vendo o tempo passar. Passamos a exigir menos dos lugares e aprendemos a desfrutar daquilo que nos era exposto.

No próximo post começamos o nosso caminho de volta, rumo ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, localizado em Portugal. Pelo caminho vamos cruzar vários países, dezenas de cidades e claro, construir novas amizades.

Perdeu o primeiro post da nossa volta ao mundo de carro? Clique aqui.

5 dicas para explorar a Europa de carro

Depois de tanto tempo na estrada, dirigindo por dezenas de cidades e explorando as mais belas regiões da Europa, separamos cinco dicas para você explorar o velho continente com o seu carro.

#1 – É muito comum as pessoas alugarem carro na Europa para explorar diversos países da região, porem fiquem atente-se na hora da reserva para as taxas cobradas para o cruzamento de fronteira. Elas variam de empresa para empresa e podem ser bem significativas no orçamento total.

#2 – Cidades como Barcelona, Madri e Amsterdão estão tentando diminuir a quantidade de carros circulando em seu centro, e por conta disso os preços dos estacionamento estão cada mais caros nas regiões centrais. Pagamos quase 200 reais por um único dia em Barcelona no final de 2021.

#3 – Aproveite a liberdade do carro e fuja das rotas mais turísticas. Para cada cidade famosa na Europa, existem outras dez que são tão bonitas quanto!

#4 – Existem centenas de patrimônios da humanidade listados pela UNESCO no continente, use essa lista como referencia para a sua viagem de carro pelos países. As vezes, entre uma cidade e outra, existe algum lugar lindo e que encaixa perfeito para um rápido almoço.

#5 – Fique atento aos preços do combustível, eles variam bastante entre os países, portanto pesquise antes e saiba onde encher o tanque!