Curiosidades

O Brasil não é um país de grandes altitudes, como alguns dos nossos vizinhos sul-americanos, mas por aqui também é possível chegar a alguns pontos acima das nuvens. O relevo nacional, fruto de formações rochosas e processos geológicos ocorridos durante milhares de anos, nos permitiu que alguns picos nacionais chegassem bem perto dos 3 mil metros de altitude. Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os sete cumes mais altos do Brasil estão entre 2.734 e 2.993 metros de altitude.

Confira quais são eles:

  • Pico da Neblina

O Pico da Neblina está localizado na Serra do Imeri, no Amazonas. Este é o ponto mais alto do Brasil. Há algumas décadas, acreditava-se que o seu cume estava a 3.014 metros de altitude. Mas, após revisão proporcionada pelo Projeto Pontos Culminantes, do IBGE, concluiu-se que, na verdade, o Pico da Neblina está a exatos 2.993,98 metros de altitude. Durante 16 anos esse destino ficou fechado aos turistas e apenas em dezembro de 2019 a visitação foi reaberta. Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui.

pico da neblina
O Pico da Neblina está localizado a 2.999 metros de altitude. | Foto: Força Aérea do Brasil
  • Pico 31 de Março

O Pico 31 de Março também é chamado de Pico Phelps. Ele está localizado a menos de 700 metros de distância do Pico da Neblina, na mesma Serra do Imeri. Os dois picos, inclusive são conectados por uma curta crista e o 31 de março é até considerado como um segundo cume do Pico da Neblina. De acordo com o IBGE, seu ponto culminante está a 2.974,18 metros de altitude.

  • Pico da Bandeira

O terceiro ponto mais alto do Brasil está localizado na Serra do Caparaó (na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais). O Pico da Bandeira, a 2.892 metros de altitude, já foi curiosamente considerado o ponto mais alto do Brasil durante o período colonial. É interessante ressaltar que mesmo sendo o ponto mais alto da região sudeste do Brasil e ficando apenas atrás de dois picos ao Norte, o Pico da Bandeira é um ponto com nível de dificuldade moderado para ser acessado. Não é necessário ter conhecimentos técnicos para chegar ao topo e, quem tem coragem de começar a caminhada ainda na madrugada, é presenteado com um belo nascer do sol acima das nuvens.

Pico da Bandeira no Alto Caparaó. | Foto: Frtelles / Creative Commons
  • Pedra da Mina

A Pedra da Mina é um dos pontos mais desafiadores de toda a Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Seu cume está a 2.798,40 metros de altitude e faz parte de uma das travessias mais incríveis do país: a travessia da Serra Fina.  

  • Pico das Agulhas Negras

O Pico das Agulhas Negras está a 2.791,50 metros de altitude, na parte alta do parque nacional mais antigo do Brasil, o Itatiaia. Para acessar o seu cume, existem duas opções de trilhas: a “Via Pontão” e a “Via Útero”. A primeira delas é a mais comum e de menor dificuldade, a segunda é bem mais técnica e envolve o acesso através de uma grande fenda. Além dessas opções, os praticantes de escalada também contato com outras vias técnicas que podem ser usadas para chegar ao cume do quinto pico mais alto do Brasil.

  • Pico do Cristal

Assim como o Pico da Bandeira, o Pico do Cristal também está situado na Serra do Caparó. Aliás, junto com o Pico Calçado, elas formam o Maciço do Caparaó. Mas aqui, o que impressiona são os 2.769,80 metros de altitude e sim um fenômeno que faz a rocha de refletir de forma incrível e beleza única. O nome desse pico vem justamente pelo fato de que nas noites de lua cheia, os cristais de quartzo que formam a rocha ganham um brilho muito especial. O seu acesso envolve, além do trekking, trechos de escalaminhada e, normalmente, esse pico é feito na volta do Pico da Bandeira.

  • Monte Roraima

O Monte Roraima é um dos destinos dos sonhos de muitos trekkers no Brasil e no mundo. Localizado na tríplice fronteira, onde o Brasil se encontra com a Guiana e a Venezuela, ele está a 2.734,10 metros de altitude. Seu maior diferencial é que justamente o cume é um de seus maiores atrativos. Ao invés de subir, assinar um livro, tirar uma foto e descer, quem chega ao topo do Monte Roraima fica em seu cume por dias. Afinal, é ali, em seus 90 km2, que estão algumas das atrações mais interessantes da região.

Foto: Luis Castro / Flickr – Creative Commons

SAIBA MAIS:

–> Conheça os 10 itens essenciais em um trekking

–> O que levar na mochila para um dia de trilha?

–> E-book grátis tem detalhes sobre 11 travessias no Brasil


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.