Dicas Produtos e Equipamentos

O termo “Ten Essentials” (Dez Essenciais) foi criado na década de 1930 por uma associação de montanhismo em Seattle, nos Estados Unidos. Desde então, essa lista tem ajudado montanhistas e aventureiros de todo o mundo a terem todos os equipamentos necessários para curtirem as trilhas e campings sempre em segurança.

Como o nome já diz, todos os itens desta lista são essenciais e imprescindíveis. No entanto, raramente nós nos damos conta disso até que algo fora do normal aconteça e eles sejam necessários. Então, anote tudo e confira se a mala está completa antes de embarcar para o próximo trekking.

acampamento

.1 Navegação

Existem diversas ferramentas úteis para a navegação. Para quem gosta das aventuras “raiz”, tenha sempre às mãos uma bússola e um mapa. Já para os mais modernos, existem diversos GPS e aplicativos que funcionam on-line ou não e que podem te ajudar na localização. O importante é ter controle e saber exatamente onde você está indo. Ter um celular com carregador solar também é uma opção interessante e que pode te salvar de muitos perrengues e facilitar muito o contato com a família e órgãos de segurança.

.2 Proteção solar

Quando falamos de proteção solar, não estamos limitando os itens essenciais às loções. Existem roupas e acessórios que possuem tecnologia de proteção contra os raios solares em sua composição e vão te garantir mais segurança e conforto, principalmente durante as longas caminhadas em que você sua e permanece exposto ao sol por um extenso período de tempo. Óculos de sol também fazer parte deste item e são imprescindíveis até mesmo quando as caminhadas serão sobre a neve.

.3 Aquecimento e roupa reserva

Antes de preparar as malas, confira qual é a previsão do tempo. Se existir a possibilidade de passar a noite na mata, lembre-se de ter roupas impermeáveis/corta-vento e opções com isolamento térmico. Se o trekking inclui acampamento, leve o saco de dormir e não se esqueça do isolante térmico, pois é justamente ele que vai garantir a sua proteção durante toda a noite. Mas, vale lembrar que isso vai depender da previsão do tempo. Em alguns locais basta ter uma roupa reserva de calor.

.4 Iluminação

Headlamps são essenciais, não só para a caminhada, mas também para o acampamento. As lanternas de mão e de camping também são sempre muito bem-vindas.

.5 Kit de primeiros socorros

Infelizmente alguns pequenos acidentes podem acontecer na trilha. Não é difícil ter um ralado, torção ou pequenos cortes. Por isso, tenha sempre um kit básico de primeiros socorros. Alguns itens interessantes para ter são: faixa, gaze, antisséptico, soro, band-aid, esparadrapo, álcool e tesoura.

.6 Pederneira ou isqueiro

Além de aquecer, a fogueira também ajuda a manter o acampamento protegido de vários bichos. Isso sem contar o fato de que em casos de resgate, é justamente a fumaça que auxilia na localização. Apesar de ser possível fazer fogo sem o uso desses acessórios, é um processo mais complicado e que exige muita técnica e paciência. Portanto, tem uma pederneira ou um isqueiro vai facilitar e muito a vida na trilha.

Acampamento
Acampamento em Hueco Tanks, Texas

.7 Kit de reparos

Em alguns momentos tudo o que você precisa é ter uma faca, seja para abrir a embalagem de comida liofilizada, fazer um reparo ou para realizar algum procedimento de primeiros-socorros. Existem kits de reparos que já vêm com uma faca e algumas outras ferramentas úteis na trilha. Outra opção são os canivetes multifunções. Se couber na mala, leve também uma fita silver tape, ela consegue consertar quase tudo.

.8 Comida

Planeje bem os alimentos que farão parte da sua aventura, porque procurar comida na mata é uma tarefa difícil e você não vai querer ter que correr esse risco. Separe os alimentos de acordo com as refeições e se controle para ficar dentro do planejado, principalmente se você estiver fazendo uma trilha de vários dias e muito longe da “civilização”. A comida liofilizada é uma ótima opção, mas o que não falta são bons alimentos, práticos e leves o suficiente para serem perfeitos para as trilhas. Sempre tenha uma quantidade extra de comida. Ninguém quer carregar peso a mais, mas se algo der errado ou se o planejamento mudar, você estará abastecido.

.9 Hidratação

Água é palavra de ordem para sobreviver em qualquer lugar. Este, inclusive, deveria ser o item número 1 nessa lista, tamanha é a sua importância. Além de levar a sua própria garrafa com água, verifique se no caminho existem postos de abastecimento ou fontes naturais potáveis, neste caso é bom ter um purificador de água ou pastilhas de cloro. Não é porque a água parece limpa que ela é própria para o consumo!

.10 Tenha um abrigo de emergência

Se você não quiser carregar uma barraca na trilha, tenha ao menos um saco de bivak na bolsa. Passar a noite ao relento pode ser a pior experiência da sua vida. O bom é que resolver este problema é muito simples. Os sacos de bivak são extremamente leves e compressíveis. Eles não ocupam muito espaço na mala e não representam um peso muito considerável na mochila.  


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.