Curiosidades

Glamping é uma modalidade de viagem, na verdade de hospedagem, ainda recente no Brasil, mas que tem se tornado cada vez mais popular no mundo inteiro. Sua definição simples e até mesmo a origem da palavra se dá por uma mistura entre Camping e Glamour. Aplicando essa mistura na vida real, o que se tem são opções de hospedagens em barracas ou cabanas cheias de estrutura, muito diferente dos acampamentos tradicionais ou aquele abrigo improvisado no meio da trilha.

Em geral, os Glampings oferecem comodidades muito semelhantes aos hotéis. As tendas, cabanas, barracas ou bangalôs costumam ter chuveiro aquecido, camas, climatizador, televisão e, em alguns casos, até mesmo banheiras de hidromassagem. Se grande diferencial é a proximidade com a natureza. Existem glampings no meio de florestas, no deserto e em diversos outros locais.

Foto: Ronnie Watts/Flickr – Creative Commons

A modalidade pode parecer loucura para os trilheiros de “raiz”. Mas, é uma opção bastante interessante para quem está começando a viver aventuras na natureza e quer migrar das viagens tradicionais para destinos urbanos com hotéis de luxo, para experiências outdoor.

Foto: Parador Casa da Montanha/Divulgação

Nos Estados Unidos, por exemplo, a estrutura de Glamping (principalmente em cabines) é muito comum dentro dos parques nacionais. Assim, os viajantes têm a opção de explorarem a pé, de bike ou de carro, e passarem a noite protegidos e descansando com muito conforto. Essa também é uma tendência que tem se tornado bastante comum em safaris na África e em diversos roteiros na Europa.

No Brasil, como o conceito ainda não é muito difundido, existem poucas empresas especializadas em Glamping. Um dos mais famosos em território nacional é o Parador Casa da Montanha, localizado em Cambará do Sul, que oferece uma experiência bastante luxuosa em meio à Serra Gaúcha. Também existem glampings na praia, um exemplo é o Guajirú Kite Safari, uma tenda “pé na areia” na beirinha da praia. Outra opção bem interessante na praia é o Mundomo, que proporciona aos hóspedes a opção de passar a noite em domos com teto transparente, para que aproveitem o céu estrelado nas noites de Jericoacoara (CE).

Foto: Guajirú Kite Safari/Divulgação

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.