Destinos

A paisagem é uma mistura de Parque Nacional dos Estados Unidos com aqueles antigos vilarejos de filmes de “bang-bang”. Essa seria uma definição simples do que é o povoado de Minas do Camaquã, localizado a aproximadamente 300 quilômetros de Porto Alegre. A região, que já foi marcada pela intensa exploração mineral, hoje tem pouco mais de 500 habitantes e pouca estrutura. Mas, o que não falta por lá é uma natureza exuberante e que proporciona uma experiência bastante selvagem a poucos quilômetros de regiões mais cosmopolitas pelo Rio Grande do Sul.

A noite estrelada é um presente aos aventureiros que visitam a região. | Foto: Guto Oliveira / Arquivo Pessoal

Em sua visita à Minas do Camaquã, o fotógrafo e nosso parceiro, Guto Oliveira, descreveu a paisagem como uma lembrança do relevo de Yosemite. Os morros e trilhas que recebem pouca interferência humana, possibilitam uma verdadeira imersão na natureza como ela é.

Hoje o turismo é quase inexistente na região, o que permite uma experiência única com a natureza. | Foto: Guto Oliveira / Arquivo Pessoal

Durante muitos anos a região foi extremamente movimentada, principalmente devido à atividade ligada à mineração e extração de cobre. Depois disso o turismo também fez vez, com agências locais trabalhando atividades como tirolesa, arvorismo, trilhas e campings na área da mina mesmo. Com a paralisação dessas atividades, hoje o turismo é quase inexistente e limitado às experiências de montanhismo. Mas, quem visita Minas de Camaquã não se decepciona.

Guto considera a paisagem de Minas do Camaquã semelhante aos parques nacionais norte-americanos. | Foto: Guto Oliveira / Arquivo Pessoal

Poder montar a barraca no topo da montanha e presenciar um belo nascer do sol é uma das vantagens em estar num local pouco frequentado pelos turistas. Além disso, as antigas estruturas dos campings locais também ficam disponíveis aos visitantes que querem desbravar a região. Então, bancos, churrasqueiras e a própria área de camping também podem ser aproveitadas.

Minas do Camaquã é um destino para quem quer “redescobrir” o Brasil. | Foto: Guto Oliveira / Arquivo Pessoal

No geral, Minas de Camaquã é um destino diferente para quem está querendo “redescobrir” a região sul do Brasil. É possível viajar no tempo e mergulhar de cabeça na imensidão da natureza incrível que o nosso país tem.

Belas formações rochosas são perfeitas para um camping selvagem. | Foto: Guto Oliveira / Arquivo Pessoal


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.