Dicas Esportes
Por Luisa Mazarotto

“E a saudade que eu estava de uma escalada tradicional!? Me programei para ir à Florianópolis no feriado de 7 de setembro e a convite do Leandro Mathias, escalamos a via Tardes de Outono, na Barra da Lagoa. Considerada uma das 50 clássicas do Brasil, a via possui 96m em 4 cordadas e é graduada em 5º Vsup E1.

Nossa primeira investida aconteceu no sábado (10), mas o vento sul que varreu a ilha da magia na noite anterior, ainda mostrava sua força. Pela manhã, as rajadas estavam muito fortes, o que nos fez abandonar a subida ainda na metade do trajeto.

No dia seguinte, domingo, olhamos pela janela e vimos o famoso céu de brigadeiro. O vento estava com velocidade em torno de 15km/h, ou seja, as condições eram perfeitas para escalar! Arrumamos nossas coisas e partimos para a Barra da Lagoa, pegando a trilha sentido Ponta da Galheta.

A aproximação para o Setor 1 de escalada possui mais ou menos dois quilômetros de trilhas. Fizemos o acesso através ao setor pela parte mais alta e descemos o percurso que leva à base das vias.

Leandro inaugurou a escalada, guiando a primeira cordada. Esse início tem várias agarras e alguns trechos de aderência, mas achamos uma cordada até que tranquila. Logo chegou minha vez de ir para a ponta da corda: a segunda enfiada era de pura aderência e com alguns lances bem delicados.

Cheguei a um platô lindo, de onde pude montar a seg para Leandro subir. A terceira cordada foi dele e também era um tanto quanto encardida. Após uma diagonal para a esquerda, a sequência era de alguns lances delicados, mas muito bonitos. A quarta e última cordada foi minha, era uma rampa tranquilíssima de subir, dava quase para sair correndo.

 

 

A vista do setor é incrível! Escalamos o tempo todo de costas para o mar, ouvindo a água bater nas rochas. O famoso “vento suli” – como dizem os manézinhos da ilha – esteve sempre presente, mas com velocidade tolerável.

Fazia tempo que eu não encarava exposição na escalada, e confesso que foi um tanto quanto radical! Aderência é minha “disciplina” favorita, por isso, foi gostoso demais conquistar mais esse desafio!”

 

 

A escolha dos equipamentos fez toda a diferença para o conforto durante a caminhada e escalada. Equipe-se com a The North Face!

Motivation High Rise 7/8

– Regata Ruby Hill

Fleece Summit L2

Bota Vectiv Exploris Mid Futurelight

https://www.thenorthface.com.br/mochila-chimera-24-cinza-3ga1mn8/p

– Boné Horizon

 


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.