Dicas

Estar em contato com a natureza é uma das coisas mais prazerosas e gratificantes da vida. Mesmo quem não teve essa vivência na infância e cresceu explorando novas trilhas e acampamento pode descobrir todas essas sensações durante a vida adulta. Esse, aliás, é praticamente um caminho sem volta, afinal, quanto mais contato com as belezas naturais você tem, mais você quer.

Se você é um desses estreantes em trilhas, nós temos 7 dicas que vão te ajudar a fazer bonito e não passar perrengue na sua aventura.

1 – Respeite o seu limite

Respeitar o seu limite começa muito antes de você iniciar a trilha. Seja verdadeiro consigo ao avaliar o seu preparo físico e escolha um percurso condizente com a sua capacidade. Existem aplicativos, como o Wikiloc, que indicam trilhas e mostram informações como altimetria e dificuldade do percurso. Como todo estreante, a nossa sugestão é que você comece por trilhas simples e vá evoluindo gradativamente em distância e dificuldade.

2 – Confira a previsão climática

Antes de sair para qualquer aventura, mesmo que ela seja curta, confira qual é a previsão climática. Depois que você está na trilha não dá mais tempo de voltar em cada para colocar uma bota ou jaqueta impermeável ou pegar mais um fleece. Então, veja se o clima estará estável, quente ou frio. Para quem está começando, uma sugestão é fazer trilhas durante o outono, quando as temperaturas já estão mais amenas e as chances de chuva também são baixas.

3 – Mantenha pessoas informadas sobre o seu cronograma

Nem sempre é possível ter sinal de telefone no meio da trilha. Portanto, é essencial e vital que você mantenha alguém informado sobre o seu paradeiro, previsão de saída, chegada e até o seu cronograma durante a aventura. Esse é um detalhe simples, mas que pode fazer toda a diferença e até salvar a sua vida caso alguma emergência aconteça.

4 – Tenha os 10 itens essenciais na mala

Nós já falamos sobre os “10 essentials”. Essa lista inclui 10 itens extremamente necessários em uma trilha e vão desde um protetor solar até um abrigo de emergência. Confira todos os detalhes dessa lista aqui.

trekking_chamonix
Trekking em Chamonix, França. -Foto: Tim Kemple.

5 –  Use roupas e acessórios funcionais

Por mais que seja legal estar na moda, essa não é a prioridade em uma trilha. É muito importante usar calçados apropriados, roupas com tecidos tecnológicos de secagem rápida e acessórios que agregam em conforto e proteção. Meias para trekking feitas em lã merino, por exemplo, ajudam a evitar o suor e as bolhas. As botas corretas vão proteger os seus pés, tornozelos, joelhos e coluna. A mochila para trekking vai te ajudar a equilibrar melhor o peso e a forçar menos os ombros e as costas. Por aí vai. Pense em todas as funções e utilidade de cada peça que você está vestindo ou carregando.

6 – Hidrate-se e coma bem

Água e comida são fatores que determinam a nossa existência. Na trilha eles são ainda mais importantes. Crie o hábito de beber água pontualmente, mesmo que você ainda não esteja sentindo sede. Aliás, a própria sede já é um sinal de desidratação e ninguém quer passar mal no meio do caminho. A comida também. Alimente-se bem antes de ir e faça o cálculo de calorias e nutrientes necessários e que devem ser consumidos ao longo do dia. Pense em opções práticas e não perecíveis, pois facilitarão toda a dinâmica na floresta.

7 – Deixe apenas pegadas

Essa é uma regra básica em qualquer lugar do mundo, seja na cidade ou na montanha: não deixe o seu rastro para trás, deixe apenas as suas pegadas. Leve sacolas extras para armazenar o seu próprio lixo e depois descarte-o em um local adequado. Jamais deixe resíduos na natureza, essa é a principal regra de etiqueta da trilha.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.