Notícias

O Pico da Neblina é o ponto mais alto do Brasil. Localizado na Serra do Imeri, no Amazonas, e a 2.999 metros de altitude, o local permaneceu fechado para turistas durante 16 anos e já tem data para ser reaberto novamente: março de 2020.

Em 2003, por recomendação do Ministério Público Federal, o Pico da Neblina foi fechado para o turismo. A grande motivação para a decisão foi o turismo desordenado, que estava causando prejuízos ambientais e também culturais e sociais, visto que o Parque Nacional do Pico da Neblina está em uma área de ocupação indígena e a comunidade local, Yanomami, sofreu violação de direitos e passou por conflitos com turistas.

Foram necessários cinco anos de trabalhos e discussões entre os órgãos de proteção ambiental e de defesa indígena, com destaque para o ICMBio e a Funai, até que um acordo fosse feito. Após uma série de estudos, foi divulgado no início do mês a decisão de reabrir o parque para visitação, mas com uma série de ressalvas.

Assim como acontece em outras áreas de proteção ambiental, para visitar o Pico da Neblina será necessário contar com o acompanhamento de equipes especializadas. No momento, uma comissão especial está analisando as propostas de credenciamento para decidir quem poderá realizar operações turísticas na região.

pico da neblina
O Pico da Neblina está localizado a 2.999 metros de altitude. | Foto: Força Aérea do Brasil

Clique aqui para saber mais sobre esse assunto.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.