Dicas Esportes

As dicas abaixo são baseadas na minha experiência com escalada nesses quase 12 anos de profissão como guia/instrutor. Não existe uma regra ou um caminho certo a ser seguido. A escalada é um esporte muito democrático e você, com certeza, encontrará uma modalidade em que se encaixa.

1. Antes de escalar em rocha, procure um ginásio de escalada.

Apesar de serem modalidades completamente diferentes, escalada em rocha e em ginásio compartilham basicamente os mesmos equipamentos. É importante saber que a sapatilha usada para escalar não é confortável como um tênis, por exemplo, ou que ficar muito tempo pendurado em uma cadeirinha pode trazer incômodo. Vou dar um exemplo pessoal: uma vez fui ministrar um Curso Básico de Escalada em Rocha para um casal. O rapaz já havia escalado, mas sua namorada não e, durante o curso, reparei que ela estava com dores nos pés e nas mãos. Quando perguntei, ela me confessou que sofria de hipersensibilidade nas unhas e que estava muito difícil controlar a dor que sentia, tanto na sapatilha, que deve ser justa no pé, quanto nos dedos das mãos que apoiavam seu corpo todo. Resumo: o curso para ela não foi tão legal. Escalar em um ginásio pode dar esse “feeling” de como será na rocha. Eu comecei no ginásio, mas me apaixonei pela rocha e, realmente, são modalidades muito diferentes!

Antes de ir pra rocha, comece escalando em um ginásio. | Foto: Ro Belinky

2. Capacite-se

Ainda é comum encontrar escaladores que aprendem com um amigo, que consequentemente aprendeu com outro amigo e assim por diante. Não estou dizendo que isso é ruim, mas aprender com um profissional é muito diferente. Escalar em rocha é literalmente abraçar a montanha, tem que gostar de natureza, muitas vezes ficar exposto ao sol, comer na pedra, tomar chuva, entre outros “prazeres” que o esporte nos proporciona. Além de toda a técnica, um bom curso de escalada vai fornecer uma base sólida do esporte, que vai muito além de aprender a amarrar a corda em sua cadeirinha. Tópicos como ética na montanha e mínimo impacto ambiental são muitas vezes esquecidos, deixando uma lacuna na formação do esportista.

Contar com o apoio e ensinamentos de um especialista é muito importante para aprender as técnicas e se desenvolver na escalada de forma segura. | Foto”Ro Belinky

Vamos a mais um exemplo: quando há alguns anos abrimos uma nova via em Andradas/MG, liberamos para outros escaladores experimentarem a via e nos dizerem o que achavam. Uma dupla local logo se prontificou a testar e, no outro dia, escalaram a nova via. Ao encontrar essa dupla, reparamos que um deles tinha algo amarrado na cadeirinha, parecido com um galho. Chegando mais perto, pudemos concluir que era um ramo de orquídea. Ao ser questionado, o escalador disse que o havia retirado da parede, pois sua avó gosta muito de orquídeas e que o levaria para ela. Educadamente explicamos que essa conduta não era aceitável, pois se todo escalador levasse uma orquídea para a avó, não sobrariam orquídeas na montanha. Ele entendeu e se desculpou. Essa dupla entra no perfil que mencionei, de um escalador amador que aprendeu com um amigo. Infelizmente não tiveram acesso a uma base ética do esporte e cometeram essa falta, por isso um curso, mesmo que básico, é tão importante para a saúde e longevidade do esporte.

3. Treine

Recebo muitos alunos que vêm de diversos esportes: corrida de montanha, crossfit, triatletas etc. Muitos me perguntam: “o que posso fazer para escalar melhor?”.

Treinar musculação?

Correr?

Nadar?

E a resposta é sempre a mesma: ESCALAR!

É óbvio que aliar a escalada com um treino de musculação ou corrida vai  ajudar muito, mas, quanto mais você escalar, melhor vai ficar. Afinal de contas, o Guga não foi 3 vezes campeão de Roland Garros e número um do mundo apenas treinando fora da quadra.

Além do treino físico, lembre-se da parte técnica. Relembrar e praticar os principais procedimentos técnicos também vai somar muito na sua experiência esportiva. Pratique os nós, a montagem de paradas, a clipagem da corda nas costuras, os procedimentos de auto resgate, entre outros. Estar afiado é estar preparado.

4. Não pule etapas

Evolua gradativamente no esporte: você não pode sair de um curso básico e tentar escalar o El Capitán. Existe um longo e delicioso caminho a ser perseguido. A boa notícia é que a escalada te levará a lugares esplêndidos, então aproveite cada um deles. Você irá aprender e se conhecer, ampliar seus limites físicos e, principalmente, os mentais, evitando assim grandes frustrações.

Através da escalada você vai conhecer pessoas e lugares incríveis. | Foto”Ro Belinky

5. Segurança em primeiro lugar

A maior parte dos acidentes (cerca de 80%) acontece na descida, e são causados principalmente por dois motivos: excesso de confiança e por cansaço. Temos o péssimo hábito de dizer: “Chegamos ao cume, agora é só descer”. Na verdade, é na descida que devemos redobrar nossa atenção, checar duplamente nosso sistema de rapel e poupar energia para chegar ao destino final com segurança. Outra frase que ouvi e carrego como um mantra é: “O cume é a metade do caminho, falta voltar tudo”.

Segurança deve estar sempre em primeiro lugar em qualquer esporte, especialmente na escalada. | Foto: Ro Belinky

Costumam me dizer que a escalada é um esporte de risco, mas eu discordo. Estatisticamente tenho mais chances de morrer em uma estrada indo escalar do que escalando propriamente. Por isso, é importante manter uma postura preventiva, seguir os procedimentos de segurança à risca e saber desistir; afinal de contas, nenhuma montanha vale nossa vida e elas sempre estarão lá para voltarmos.


Escrito por

Lucas Sato

Lucas Sato é instrutor e guia de escalada da Grade 6 Expedições. Desde 2006 ele se dedica de corpo e alma a esse esporte, tendo como uma de suas grandes paixões a conquista de novas vias, já são mais de 40 até agora. Como guia de montanha, Lucas já liderou expedições pela América e também na região do Himalaia.