Dicas Inspiração

Desde muito pequeno, o brasiliense Roman Romancini já sonhava com o Everest. Ele ainda era criança quando leu sobre a montanha em uma enciclopédia e o nome nunca saiu de sua cabeça, assim como a vontade de chegar ao topo do mundo. Com o passar dos anos, ele se tornou um dos maiores montanhistas do Brasil, encarou 4 dos “7 cumes” no inverno, e seguiu em sua missão rumo ao cume do Everest. A trajetória foi marcada por uma série de desafios, mas nem as piores previsões do mundo foram suficientes para arrancar dele a vontade de conquistar a montanha mais alta do planeta. O filme “Além dos Sonhos” traz os detalhes dessa história de garra e superação.

Foto: Padawa Sherpa / Roman Romancini – Arquivo Pessoal

É muito comum que os atletas que se desafiam em alta montanha estejam constantemente lidando com riscos de morte. As forças da natureza, as condições extremas, entre outros fatores, levam o seu humano ao limite. Mas, na história do Roman, por mais incrível que pareça, os maiores desafios aconteceram fora da montanha.

Em um dos treinos para encarar o Everest, quando estava em plena forma física, ele foi atropelado. O ano era 2011, faltavam apenas 40 dias para iniciar a expedição rumo ao Everest, mas o estrago já havia sido feito. Uma grave fratura no fêmur o deixou seis meses de cama. Alguns médicos até diziam que seria difícil que Roman, sequer voltasse a andar como antes, quanto mais escalar montanhas. O diagnóstico não o abalou. Seis meses depois e incontáveis sessões de fisioterapias, outro percalço no caminho: um câncer na tireoide.

A decisão do montanhista foi enfrentar os desafios como se estivesse na montanha, de forma racional, encarando um passo de cada vez. Depois de resolver o nódulo maligno, Roman retomou os treinos de bicicleta e aos poucos pôde recuperar os movimentos da perna, a força e voltar às montanhas.

roman_everst2
Foto: Rafael Duarte / Roman Romancini – Arquivo Pessoal

Três anos depois, 2014, ele embarcava rumo ao Nepal. Mas, antes de iniciar o ciclo de aclimatação, já no Everest uma avalanche destruiu os acampamentos, matou 16 sherpas e fechou a montanha. Mais um obstáculo no caminho, só que nada que fosse o suficiente para fazê-lo desistir de seu grande sonho.

Em 2018 finalmente as coisas se encaixaram. Durante esse meio tempo, Roman se dedicou a outras montanhas, para que, então, encarasse o Everest com o melhor preparo possível. Deu certo! Todos os detalhes dessa jornada incrível estão contados de forma brilhante no documentário “Além dos Sonhos”, dirigido por Rafael Duarte e produzido pela Bambalaio e Urca Filmes. O filme rodou o mundo e ganhou diversos prêmios internacionais e, recentemente, chegou ao Brasil e está disponível através da plataforma on demand do Canal Off. Clique aqui para assistir.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.