Destinos

O Parque Nacional do Jalapão é um verdadeiro oásis em meio ao cerrado brasileiro. São mais de 34 mil quilômetros quadrados de área preservada, por onde estão espalhadas nascentes, cachoeiras, fervedouros e chapadões que se destacam em meio à vegetação rasteira tradicional do cerrado.

Apesar de ter ganhado destaque como um destino de turismo natural nos últimos anos, o Jalapão tem muito mais a oferecer do que apenas os famosos mergulhos dos fervedouros. O Léo e a Rachel Spencer, do Viajo Logo Existo, estão explorando esse parque incrível e compartilharam com a gente as 3 coisas que os marcaram logo de cara ao chegarem à região do Jalapão. Dizem que a primeira impressão é a que fica. Se for assim, esse destino já encantou a todos!

Passeio pelos canions e cachoeiras. | Foto: Viajo Logo Existo

Confira tudo, nas palavras do Léo:

O inesperado

“A primeira coisa que impressionou a gente foi o fato de o Jalapão ser muito mais do que só os fervedouros. Algo que muitas pessoas tinham nos falado: ‘Ah, vocês vão ver, os fervedouros são super legais’, e, sim. É verdade. Eles são maravilhosos. Mas, existe uma riqueza de cenários aqui que a gente não esperava.

Então, desde você visitar uma cidade de pedras, que é uma região ainda pouco explorada aqui do Jalapão, que são formações arenosas muito antigas, esculpidas pela ação da erosão, vento e das chuvas ao longo de muitos anos e criam uma espécie de ‘totens’ no meio da floresta, sem ninguém por perto, sem nenhuma cidade… Aquilo ali até arrepia. Você ver o pôr do sol e imaginar o quanto você está no meio do Brasil, explorando e desbravando. Isso foi uma coisa que pra mim, pra Rachel, pra equipe, todo mundo ficou super encantado por poder estar em um lugar totalmente diferente do que nós tínhamos imaginado. Lá não tinha água, e o Jalapão está muito associado à água, com as cachoeiras e fervedouros.”

Desbravando a Cidade de Pedras. | Foto: Viajo Logo Existo

A cor da água

“Um segundo ponto que ficou muito forte pra gente, muito marcante, foi a transparência da água. É impressionante. É claro que o Brasil tem outros destinos similares, mas a quantidade de lugares que você tem, com uma beleza tão diferente, a água tão clarinha… você coloca os óculos embaixo da água e você enxerga muito longe. É praticamente como se você estivesse fora da água. O corpo até leva um tempo para entender essa situação. Então, é você estar inserido no meio da floresta e, de repente, tem uma nascente, que forma uma piscina, translúcida, com a água brotando do chão. É muito bonito, muito agradável de se olhar. Você vê aquilo e fica hipnotizado!”

Mergulho nas águas cristalinas do Jalapão. | Foto: Viajo Logo Existo

A comunidade local

“A terceira coisa que não poderia deixar de colocar é a receptividade das pessoas.  A gente vive um momento muito complicado no mundo e as pessoas todas, apesar de estarem de máscara, estão sempre sorrindo, sempre dispostas a ajuda, solícitas, querem dividir suas histórias, falar sobre o orgulho de ser do Cerrado, de ser aqui da região do Jalapão. É muito legal você estar próximo disso e ver a comunidade tão conectada com o local. Impressiona bastante também.”

Receptividade da comunidade local. | Foto: Viajo Logo Existo

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.