Curiosidades Dicas Esportes

Se você começou a escalar agora e ainda não está acostumado com o vocabulário nos ginásios ou picos de escalada, essa lista foi feita para você. Nós selecionamos algumas expressões que são constantemente usadas na escalada para te deixar por dentro desse esporte que vem crescendo cada vez mais!

Aclimatação: é o processo de adaptação do organismo às condições atmosféricas extremas (ar rarefeito das grandes altitudes).

Bivaque: acampar sem utilizar barracas.

 

 

 

 

Boulder: tipo de escalada em rocha, normalmente praticada sem o uso de equipamentos de segurança como cordas e mosquetões. São escaladas curtas e geralmente bem difíceis.

 

 

 

 

 

 

 

 

Cadeirinha: equipamento de segurança, é uma peça fundamental e utilizada em quase todas as modalidades de escalada.

Crux: passagem ou trecho mais difícil de uma via/ escalada. Não necessariamente existe só 1, podendo ter diversos no percurso.

Encadear ou encadenar: fazer uma via do início ao fim sem quedas, apoio de corda, costura ou qualquer outro tipo de equipamento.

“Free solo” / Escalada solo: escalada feita sem o uso de cordas ou outros sistemas de segurança.

Free Solo também é o documentário que conta a história de Alex Honnold, um escalador que ficou conhecido no mundo todo por escalar o El Capitán sem nenhum tipo de proteção. Aproveita e já confere esse e mais algumas dicas de filmes de escalada que você deve assistir:

https://blog.thenorthface.com.br/sem-categoria/5-filmes-de-escalada-que-voce-deve-assistir/

 

Mosquetão: são utilizados para segurança, permitindo a conexão de cordas e outros equipamentos. Normalmente feito de alumínio ou aço.

Negativo: trecho em que a parede/rocha a ser escalada se projeta para fora, formando um ângulo menor do que noventa graus em relação ao solo.

Positivo: trecho em que a parede/rocha a ser escalada se inclina para dentro, formando um ângulo maior que noventa graus em relação ao solo.

Sapatilha: calçado especial para escalada.

Via: rota de escalada de uma parede ou montanha.