Curiosidades

Passar tempo ao ar livre proporciona uma série de benefícios. Nós já falamos aqui sobre como a natureza pode ajudar a curar casos de depressão, pressão alta, estresse, déficit de atenção, entre outras coisas. Aproveitar os parques urbanos ou ir para as montanhas, inclusive, já é algo receitado por médicos como parte do tratamento para diversas doenças. Mas, quanto tempo é necessário estar em contato com a natureza para que o corpo realmente absorva todos esses benefícios? Um estudo publicado recentemente na revista científica Nature diz que o ideal é passar, pelo menos 120 minutos na natureza por semana.

O líder do estudo, Dr. Ian Alcock explica como a pesquisa foi feita. Segundo ele, os pesquisadores usaram dados coletados com 4 mil pessoas, na Inglaterra entre os anos de 2014 e 2016. Os cientistas analisaram o tempo que essas pessoas passavam na natureza e como elas se sentiam após esses eventos.

De acordo com a percepção de bem-estar reportada pelos participantes, os pesquisadores concluíram que são necessários, ao menos, 2 horas semanais de contato com a natureza, seja nos parques urbanos ou nas montanhas, para que as pessoas sintam melhora na saúde e na própria sensação de bem-estar.

Uma das descobertas mais interessantes do estudo é o fato de que não importa se a pessoa aproveita as 2 horas ou mais em um mesmo dia ou se esse período é fracionado em porções menores durante o decorrer da semana. A mudança na saúde dessas pessoas é representativa no período de 120 a 300 minutos. Após esse período não identificou-se melhoras significativas extras. Mas, os participantes que passaram menos de 120 minutos na natureza não sentiram a influência positiva na saúde.

Outra conclusão do estudo é que não importa se este tempo ao ar livre é passado em um parque dentro das cidades ou em uma imersão total na montanha. As duas situações se refletem positivamente no bem-estar pessoal de forma efetiva.

Clique aqui e confira o estudo completo.

Saiba mais:

–> “Banho de Floresta” melhora o humor, a saúde mental, a fadiga e muito mais.

–> Cientistas comprovam que parques urbanos melhoram a qualidade de vida.

–> Passar tempo na natureza pode substituir remédios e terapias.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.