Curiosidades

Existe uma série de estudos que avaliam os impactos que o contato com a natureza exerce sobre os seres humanos. Já está comprovado que o verde ajuda a diminuir o estresse, a pressão sanguínea, combate a depressão e muito mais. Com base nessas informações, um grupo de cientistas finlandeses fez um experimento para entender se os parques localizados em áreas urbanas também têm o mesmo poder. A resposta foi: sim.

A experiência foi realizada com a participação de 95 voluntários, com idade entre 30 e 60 anos. Durante o período de um mês, os integrantes do estudo tiveram que incluir na rotina três visitas por semana a três parques urbanos de Helsink, Finlândia, sempre após o horário de trabalho. Antes de chegar nos parques, eles preenchiam um questionário falando sobre questões físicas e emocionais, bem como a medição da pressão arterial, e retornavam às questões durante e após os passeios.

Os especialistas coletaram todos os dados durante o período do experimento e fizeram comparativos individuais para entender como cada integrante reagia aos estímulos e contato com a natureza. A equipe também comparou as informações com outros estudos semelhantes realizados anteriormente.

Como os participantes eram divididos em grupos de acordo com o contato e com a familiaridade que eles já tinham com a natureza o resultado também foi diferente para cada grupo. Já era esperado, por exemplo, que as pessoas que visitam áreas verdes frequentemente se beneficiassem mais do estímulo, mas os pesquisadores identificaram mudanças psicológicas representativas mesmo nas pessoas que se consideram mais urbanas.

Neste estudo, os cientistas não registraram mudanças expressivas na pressão sanguínea, mas perceberam melhorias comportamentais importantes como a sensação de recuperação física e psicológica, além da melhoria na percepção de vitalidade. Com os resultados do estudo e os depoimentos dos participantes, os pesquisadores concluíram que, mesmo os parques localizados dentro das cidades, que possuem áreas menores, podem ter efeitos positivos diretos na saúde e também nas atividades sociais da população. Não é necessário se deslocar até grandes áreas verdes para sentir os benefícios do contato com a natureza.

Os pesquisadores também aproveitam a experiência para alertar as autoridades municipais sobre a importância de oferecer espaços naturais nas cidades. Com um acesso mais fácil e estimulando as pessoas a visitarem os parques, seria possível promover mais qualidade de vida, melhorias no desempenho de trabalho, no humor, redução do estresse, entre outras coisas.

Clique aqui para acessar o estudo completo.

centralpark_jermaine-ee_unsplash
O Central Park, em NY, é um dos parques urbanos mais famosos do mundo. | Foto: Jermaine Ee/Unsplash- Creative Commons

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.