Curiosidades

Os benefícios proporcionados pela natureza são incontáveis. Além de manter o equilíbrio ambiental, as florestas também podem ajudar as pessoas a manterem o equilíbrio mental. Muitos médicos em diversas partes do mundo têm receitado aos pacientes com depressão e casos de estresse algo muito simples: passar tempo ao ar livre.

O Dr. Jason Strauss, diretor do departamento de psiquiatria geriátrica em Harvard, explica que existem diversas situações que podem contribuir para que pacientes desenvolvam sintomas de depressão. A correria do dia a dia, a perda de algum ente querido, estresse, problemas de saúde, são apenas algumas das causas para transtornos psicológicos. Nem todos os casos que apresentam casos de alteração constante no humor ou depressão, no entanto, optam por tratamentos tradicionais, com medicações e terapias. Para muitas dessas pessoas, o simples fato de estar na natureza já funciona como um tratamento. “Interagir com a natureza é uma nas melhores ferramentas de autodesenvolvimento que essas pessoas podem usar”, explicou o doutor em entrevista ao site de Harvard.

Um estudo feito em 2015 e usado por Dr. Strauss para explicar como o contato com a natureza afeta as pessoas avaliou a influência direta da caminhada, seja na floresta ou em um parque urbano, no cérebro. De acordo com a pesquisa, pessoas que caminham têm menos atividade no córtex pré-frontal, a região cerebral ativa durante a “ruminação”, ou seja, nos momentos em que a cabeça não consegue parar de focar repetidas vezes em pensamentos e emoções negativas. Segundo Dr. Strauss, quando as pessoas estão passando por momentos de altos níveis de estresse ou depressão é justamente essa parte do cérebro a mais afetada, causando um ciclo contínuo de pensamentos negativos.

Os pesquisadores identificaram que os sons da natureza e até mesmo a ausência deles colaboram para reduzir a pressão sanguínea e o hormônio cortisol, diretamente ligado ao estresse. A parte visual da natureza também colabora se forma muito simples para “acalmar as pessoas”. O Dr. Strauus explica que apenas poder focar em algo diferente, como uma árvore ou um animal, já é suficiente para distrair a mente das pessoas dos problemas e dos pensamentos ruins. Assim, segundo ele, a mente tem menos espaço para ser abastecida com a sensação de medo.

floresta_saude
O simples fato de estar na natureza já funciona como um tratamento.

Na prática

Mesmo sabendo de todos esses benefícios, poder passar tempo na natureza nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem vive em grandes cidades. Mas, o especialista garante que, apesar de fazer trilhas e caminhadas na natureza proporciona os melhores resultados, não é preciso fazer isso todos os dias. Segundo Dr. Strauss, passar de 20 a 30 minutos em contato com a natureza, três vezes por semana, já vai ajudar muito. O ideal é mesclar isso com experiências mais longas e de imersão nos finais de semana. “Foque em lugares agradáveis. O objetivo é sair da zona de estímulo urbano e se cercar do meio ambiente natural”, esclarece o especialista.

Vale lembrar que não é necessário fazer isso sozinho. Os estudos mostraram que os mesmos benefícios também são sentidos quando as atividades outdoor são realizadas em grupos.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.