Curiosidades

Você já ouviu falar em “banho de floresta”? Este é um conceito criado pelo médico japonês Dr. Qing Li, presidente da Sociedade Japonesa de Medicina da Floresta, após quase quatro décadas de estudos. Durante todo esse período, os pesquisadores analisaram a influência que a floresta pode ter na saúde das pessoas e os benefícios identificados foram muitos.

O conceito de “Banho de Floresta” vem da expressão japonesa “shinrin-yoku”, e simboliza uma imersão total na floresta, com toda a beleza e sensações que essa atmosfera pode oferecer. Após tanto tempo de estudos, o que se identificou é que essa prática é eficiente para reduzir os níveis de estresse, melhorar o humor, promover diversos benefícios à saúde mental, melhorar o vigor físico, reduz a fadiga e ajuda a combater doenças relacionadas ao medo.

Essa não é a primeira vez que estudos acadêmicos comprovam o poder da natureza sobre a saúde humana. No entanto, o que difere essa prática de outros tipos de contatos é a forma como ela deve ser feita. Quando falamos em “banho de floresta”, algumas regras precisam ser seguidas, pois é necessário que a pessoa esteja totalmente focada em sentir todos os elementos da natureza.

Dicas para tomar um banho de floresta:

  1. Escolha um lugar com muitas árvores

Como o nome já diz, o ideal é ir em uma floresta e quanto mais densa for a vegetação, melhor será. No entanto, se você mora em uma área urbana e não consegue viajar com frequência, escolha um parque local e concentre-se nas áreas mais arborizadas.

árvores_crianças
Essa não é a primeira vez que estudos acadêmicos comprovam o poder da natureza sobre a saúde humana.
  1. Desconecte-se

Para mergulhar de forma realmente eficiente na natureza não é permitido carregar nenhum tipo de eletrônico. Celulares ou aparelhos de som vão tirar a sua atenção dos elementos naturais e ainda podem interferir na biodiversidade local.

  1. Vá com calma

Durante um banho de floresta é totalmente proibido correr, andar muito rápido ou fazer qualquer outra atividade que exija muito do corpo. Durante as práticas esportivas o corpo todo responde aos estímulos de maneira diferente e se existe um esforço, consequentemente existirá algum tipo de estresse, que é justamente o que o banho de floresta quer evitar. Então, faça caminhadas lentas, não se preocupe com o tempo ou com a distância.

  1. Foque nos detalhes e aguce os sentidos

Se o ideal é não se preocupar com nada externo ou com a performance, melhor ainda é focar 100% da sua atenção aos detalhes da natureza. Ouça profundamente os cantos dos pássaros, o som das folhas balançando. Sinta o cheiro da terra e das plantas. Observe os detalhes das folhas ou dos bichos. Enfim, aproveite totalmente as maravilhas que estão ao seu redor.

  1. Faça várias paradas e aproveite para meditar

Passadas lentas são perfeitas para meditar. Faça várias paradas, respire fundo e pratique a contemplação. Afinal, esse é o melhor remédio que existe.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.