Curiosidades

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é uma síndrome muito comum em crianças. Estima-se que de 3 a 5% da população em idade escolar apresente sintomas do distúrbio. Em geral, os principais indícios são hiperatividade, desatenção, impulsividade, entre outros sintomas que afetam diretamente diversas áreas o desenvolvimento infantil. Existem terapias tradicionais e exercícios para amenizar esses efeitos e controlar a síndrome. Mas, um grupo de pesquisadores norte-americanos comprovou que uma ação muito simples já pode ajudar e muito e melhorar a atenção nessas crianças: passar tempo na natureza.

A equipe de cientistas da Universidade de Illinois fez um experimento com 17 crianças profissionalmente diagnosticadas com TDAH, em idades entre 7 e 14 anos. Durante algumas semanas, elas foram levadas a passeios em três tipos de ambientes diferentes, um deles era um parque e outros dois espaços massivamente urbanizados.

Passar tempo na natureza faz bem em todas as idades.

Após os passeios, que duravam apenas 20 minutos, as crianças passavam por testes para identificar os níveis de concentração e atenção após as atividades. O que os pesquisadores comprovaram nos comparativos é que sempre após estarem em contato direto com a natureza, as crianças apresentavam níveis muito mais elevados de concentração e também tinham comportamentos mais tranquilos.

Usar a natureza como terapia é barato e acessível.

Outras pesquisas já comprovaram os benefícios da natureza em tratamentos contra depressão, estresse e fadiga. Com esse estudo, os cientistas quiseram comprovar que passeios em ambientes naturais também pode ser usado por profissionais como parte do tratamento efetivo em crianças que sofrem de TDAH.

Além de ser uma opção fácil de ser colocada em prática, já que são necessários apenas 20 minutos de passeios para que os resultados já apareçam, essa é uma terapia com baixo custo e acessível a praticamente toda a população.

Clique aqui para acessar o estudo completo.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.