Inspiração

O filme que mostra a ascensão ao cume do Lhotse e a descida histórica de ski realizada por Hilaree Nelson e Jim Morrison já está disponível na íntegra. O vídeo mostra os detalhes da expedição que durou 29 dias e se tornou um marco na história do montanhismo e esqui em alta montanha.

Escalar o Lhotse não é uma tarefa fácil. Para deixar a missão ainda mais complicada, Hilaree e Jim precisaram escalar durante o outono para que tivessem condições apropriadas para descer esquiando. No entanto, as janelas de ascensão na região, que engloba também o Everest e o Nuptse, costumam acontecer durante a primavera. Isso significa que a montanha estava vazia, as condições climáticas mais severas e toda a estrutura que os sherpas instalam durante a temporada simplesmente não existiam.

Hilaree se tornou a única mulher do mudo a descer esquiando mais de uma montanha com mais de oito mil metros de altitude. – Foto: Nick Kalisz

Para que fosse possível chegar ao cume do Lhotse, portanto, a equipe contou com o apoio importantíssimo de muitos sherpas e com uma série de “pequenos milagres” que fizeram com que todos os detalhes do caminho de encaixassem perfeitamente.

Hilaree e Jim optaram por realizar a expedição fora da temporada de escalada.

Todos os detalhes da expedição se tornaram um vídeo emocionante e inspirador que nos motiva a sair da zona de conforto e viver as maiores aventuras que o mundo tem a oferecer.

Confira o filme Lhotse no vídeo abaixo:


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.