Destinos

O Parque Estadual da Serra do Mar oferece os mais diversos atrativos para quem está em busca de aventura. Mas, a sua grande contribuição é mesmo em prol da preservação ambiental de um bioma único no mundo: a Mata Atlântica.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), que foi criado em 1977, possui 332 mil hectares. Este espaço contempla uma área que cobre praticamente todo o litoral paulista, indo desde o Vale do Ribeira, até o Rio de Janeiro. São mais de 25 municípios conectados pela floresta.

Este parque é considerado o maior corredor biológico de Mata Atlântica do Brasil, abrigando 1.361 espécies de animais e mais de 1.200 tipos de plantas já catalogadas por pesquisadores. Muitas espécies ameaçadas de extinção, como o bicho-preguiça e o macaco-prego, estão protegidas principalmente por conta desta unidade de conservação.

Mas, além de toda essa riqueza em biodiversidade, os turistas que visitam um dos dez núcleos que compõem o parque, também encontram aventuras para todos os gostos, estilos e níveis de dificuldade. Por estar no litoral, existem diversas opções de trilhas curtas que conectam as praias, caminhos repletos de cachoeiras, rios e também patrimônios históricos e culturais preservados há centenas de anos.

Vista aérea de Ubatuba. | Foto: Sergio Souza / Unsplash – Creative Commons

Muitos dos caminhos que viraram trilhas foram feitos ainda quando o Brasil era um império e a conexão entre São Paulo e Rio de Janeiro era feita pelas cavalarias seguindo o curso do litoral brasileiro. As trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar estão cheias de histórias e paisagens incríveis que merecem ser aproveitadas e preservadas.

No site do Parque Estadual da Serra do Mar estão mais detalhes sobre as trilhas, passeios disponíveis, estrutura e informações sobre reservas. Clique aqui para saber mais.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.