Destinos

O estado de São Paulo possui uma série de áreas de proteção ambiental que ao longo das últimas décadas foram transformadas em Parques Estaduais. Alguns deles estão próximos à região metropolitana de São Paulo, mas ainda são desconhecidos por muitas pessoas. Por isso, nós separamos três opções de parques pertinho da capital paulista que merecem uma visita.

Foto: Diego Sanches – @fotografo_viajante

Parque Estadual do Juquery

O Parque Estadual do Juquery está localizado na cidade de Franco da Rocha, a apenas 45 km de São Paulo. A reserva abrange uma área de proteção ambiental de 2.058 hectares e seu grande diferencial é abrigar um dos últimos remanescentes do bioma cerrado que ainda está preservado na região metropolitana de São Paulo.

Aos visitantes a grande atração do parque é um roteiro chamado de Encantos do Cerrado. A caminhada é autoguiada, mas também pode ser feita com o acompanhamento de monitores, passa por dois mirantes com vista 360º da região e termina na cachoeira do Moinho. O percurso completo tem 9,4 km de extensão e costuma ser percorrido em 3h o nível de dificuldade é médio. Apesar de ser realizada durante todo o ano, a estação mais indicada é a primavera, para que os visitantes vejam o florescer das espécies do cerrado.

As visitas ao Parque Estadual do Juquery são agendadas e a entrada é gratuita. Seu horário de funcionamento é de quarta a domingo, das oh às 15h. Clique aqui para saber mais.  

A Trilha do Ovo do Pato leva ao ponto mais alto do parque. | Foto: Humberto Do Lago Müller / Wikimedia Commons

Parque Estadual Águas da Billings

Essa é uma Unidade de Conservação razoavelmente nova, foi criada apenas em 2018. A represa Billings é um dos principais reservatórios de água da região metropolitada de São Paulo e a área em que o Parque Estadual está localizado é conhecida como o braço Rio Grande, a região com a melhor qualidade de água em toda a represa.

São 187 hectares, localizados no município de São Bernardo do Campo. Além da vista da represa, o atrativo é uma ciclotrilha com 8 quilômetros de extensão. Pode parecer pouco, mas o interessante é que este trecho é interligado com outras rotas ciclísticas da região, como a Rota Márcia Prado, Caminhos do Sal, Caminhos do Mar, entre outros. Portanto, é uma boa opção tanto para quem está iniciando e ainda busca percursos curtos, como quem quer se aventuras em experiências mais longas, usando este como um trecho da aventura.

O Parque Estadual Águas da Billings funciona de segunda a sexta, das 10h às 16h. Vale lembrar que não é permitido acessar a represa para banhos nesta Unidade de Conservação.

Clique aqui para mais informações.

Vista aérea da represa Billings. | Foto: Ha1000/Flickr – Creative Commons

Parque Estadual da Cantareira

O Parque Estadual da Cantareira não está perto de São Paulo, ele é um verdadeiro na capital. Aliás, a área do parque forma uma das maiores florestas urbanas do mundo. São mais de 7 mil hectares de Mata Atlântica, espalhados pela região norte da capital paulista e também pelas cidades metropolitanas de Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. Além de abrigar uma série de nascentes de rios e ter uma biodiversidade extremamente rica, o parque também dispõe de uma excelente estrutura para quem quer se aventurar sem precisar sair de São Paulo.

O Parque da Cantareira é dividido em núcleos e cada um deles têm atrações específicas e opções para os mais diferentes interesses. O núcleo mais antigo é o da Pedra Grande, aberto ao público em 1989. Apenas nessa área, o parque possui 4 trilhas. A mais curta delas é a do Bugio, que tem apenas 300 metros e leva 15 minutos para ser feita. A trilha mais complexa do núcleo é a da Pedra Grande, que possui 6.780 metros de extensão e é considerada de nível difícil. A recompensa é alcançar o topo da pedra e poder desfrutar de uma vista panorâmica da cidade de São Paulo.

Clique aqui para mais informações.

São mais de 7 mil hectares de Mata Atlântica, espalhados pela região norte da capital paulista e também pelas cidades metropolitanas de Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. | Foto: Magnesium Alloy/Creative Commons – Flickr


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.