Dicas Inspiração

Algumas aventuras são tão intensas que têm poder para transformar uma vida inteira. Esses três filmes selecionados aqui trazem histórias e estórias de personagens que se viram dentro de situações de desafios, contato com a natureza, superação de limites e depois de viverem essas experiências, repensaram seus valores e estilo de vida.

Confira um pouquinho de cada um deles:

Vida secreta de Walter Mitty

Esse filme, estrelado pelo ator norte-americano Bem Stiller, é um verdadeiro empurrão para quem vive sonhando, mas acaba deixando esses anseios serem consumidos pela rotina e pelo conforto que a vida tradicional oferece.

Por mais de uma década, Walter Mitty, o protagonista da história, ficou preso ao mesmo emprego, enxergando o mundo através do olhar dos fotógrafos que trabalhavam com ele na revista Life. Tudo mudou quando ele se viu diante da missão de encontrar o negativo para uma foto que deveria ser capa da revista. Em sua busca pelo fotógrafo Sean O’Connel, Walter se vê diante de aventuras que ele nunca imaginou viver na vida real.

A experiência é tão intensa, que é impossível não perceber mudanças profundas em sua forma de enxergar a vida. As reflexões sugeridas no filme nos fazem pensar sobre temas como coragem, tempo, rotina e vários prazeres simples da vida.

Livre

Após passar por um divórcio, perder a mãe e viver uma série de outros desafios pessoais, Cheryl Strayed entrou em depressão. Planejar uma viagem pela Pacific Crest Trail, uma das trilhas de longa distância mais famosas dos EUA, foi a sua válvula de escape e sua busca por uma cura pessoal e novos significados.

Este filme, baseado no livro autobiográfico da própria Cheryl Strayed, foi estrelado pela atriz Reese Witherspoon, e mostra os desafios de uma mulher inexperiente em uma jornada extremamente desafiadora.

A preparação de Cheryl antes de iniciar a trilha era totalmente teórica, obtida a partir de livros, mas com quase nenhum conhecimento real do que é fazer uma trilha de longa distância. Os desafios começam já na hora de arrumar as malas e continuam a acontecer no decorrer da caminhada.

A jornada de Cheryl vai muito além da experiência técnica e dos desafios de caminhar dezenas de quilômetros por dia. Ao longo do caminho, ela se depara com os problemas do seu passado, conhece novas pessoas, supera seus próprios limites e, em uma viagem de autoconhecimento, se reencontra voltar para casa uma pessoa totalmente transformada.

Na natureza selvagem

Este filme é um clássico que divide opiniões. Além de ter uma fotografia incrível e uma trilha sonora ainda melhor, a história real de Christopher McCandless em uma viagem rumo ao Alasca.

Essa expedição, no entanto, é muito mais profunda do que uma simples viagem. Criado em uma família privilegiada, com país ricos e depois te der frequentado uma boa faculdade e se formado com méritos, Chris McCandless começa a se questionar sobre os verdadeiros valores e a forma como a sociedade em si é estruturada com base no dinheiro.

O jovem, então, decide vender todos os seus bens, doar o dinheiro para a caridade e embarcar em uma jornada solitária em busca da liberdade. No caminho, no entanto, ele se depara com uma série de pessoas e histórias que o fazem refletir e mudar alguns padrões de pensamentos. Uma das grandes conclusões a que ele chega durante essa viagem é que a “felicidade só é verdadeira quando compartilhada”.

Saiba mais:

–> 3 livros perfeitos para quem quer sair pelo mundo agora

–> 4 livros que todo aventureiro precisa ler

–> 5 curiosidades sobre o filme “na natureza selvagem” que talvez você não saiba


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.