Nos dias 27 e 28 de abril acontece no Ginásio Campo Base, em Curitiba, o Campeonato Brasileiro de Escalada na modalidade Boulder. O evento irá reunir os principais atletas do país nas categorias Pro, Amador e Paraclimbing (escalada adaptada) e é uma das etapas válidas para o Ranking Nacional Combinado, que definirá o Time Brasileiro para disputar o Campeonato Mundial, que acontece em agosto no Japão.
No sábado, dia 27, ocorrerão as qualificatórias do Pro e as disputas do Amador e Paraclimbing, enquanto no domingo será a grande final do Pro, que definirá os campeões da modalidade em 2019.
A modalidade
O Boulder é uma das três modalidades que farão parte dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão, juntamente com a Dificuldade (Lead) e a Velocidade (Speed). Dentre as modalidades da escalada, o boulder é a mais popular, por exigir menos equipamentos e ser mais acessível, com ginásios dedicados exclusivamente a essa modalidade em diversos estados brasileiros.
O Boulder é praticado em paredes de, no máximo, 5 metros de altura, sem a utilização de cordas. São usados apenas colchões para amortecer as quedas. Essa é uma modalidade extremamente explosiva, com movimentos fortes e dinâmicos.
O objetivo dos atletas é concluir o máximo de “problemas” propostos pelos route setters (profissionais que montam os desafios das competições), chegando ao “top” com o mínimo de tentativas. O atleta com mais “tops” é o vencedor.
Os atletas
Na categoria principal, Pro, vários grandes nomes da escalada nacional vão disputar o campeonato, incluindo atletas que compõem a seleção Brasileira de Escalada. É o caso dos campeões em 2018, Thais Makino e Pedro Nicoloso, assim como outros vencedores de edições anteriores, entre eles a paranaense Camila Macedo e o mineiro Jean Ouriques.
A nova geração também marcará presença na competição, com nomes como Pedro Avelar, que aos 17 anos já foi duas vezes campeão nacional juvenil de Boulder. Samuel Silva e Mateus Bellotto, ambos com 16 anos e campeões juvenis, também estarão na disputa.